Análise filosófica dos elementos da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria Adísia Barros de
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/00130000242qv
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51081
Resumo: O processo da comunicação, sendo fenômeno de estímulo-resposta ou de entrada e saída, envolve questões de ordem gnosiológica, lógica, epistemológica e metafísica. Carecendo, por isso mesmo, de uma análise abrangente, cujas raízes são e podem ser encontradas em Platão, Aristóteles, Agostinho, Kant, Skinner, Piaget, Scblick e outros. A Aristóteles coube, sem dúvida, o pioneirismo de lançar os elementos da comunicação humana, sob a figura do discurso: - a pessoa que fala; - o discurso que pronuncia; - a pessoa que escuta. Mas foi o cientista político norte-americano Harold D. Lasswell quem apresentou aquilo que é apontado como modelo da comunicação nos nossos dias, considerando-se que as perguntas que formula são comuns ao processo da comunicação, seja em termos de mass media, seja de caráter dialogal. Destruía-se, assim, o esquema tradicional das artes predicandi: 1) o exórdio (apresentação); 2) a narração dos fatos (desenvolvimento do tema); 3) a argumentação (discussão do tema); 4) conclusão (captatia benevolentiae, recapitulação, revisão). Procura-se, agora, atender a estas indagações: 1 - quem (análise de controle); 2 - diz o que (análise de conteúdo); 3 - a quem (análise de audiência); 4 - através de que (análise de meios); 5 - para que (análise de efeitos)[...]
id UFC-7_9a8eef898b8b18a6e5d17798ed15efeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51081
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise filosófica dos elementos da comunicaçãoComunicaçãoComunicação - Aspectos psicológicosComunicação - Aspectos filosóficosProcesso comunicacionalO processo da comunicação, sendo fenômeno de estímulo-resposta ou de entrada e saída, envolve questões de ordem gnosiológica, lógica, epistemológica e metafísica. Carecendo, por isso mesmo, de uma análise abrangente, cujas raízes são e podem ser encontradas em Platão, Aristóteles, Agostinho, Kant, Skinner, Piaget, Scblick e outros. A Aristóteles coube, sem dúvida, o pioneirismo de lançar os elementos da comunicação humana, sob a figura do discurso: - a pessoa que fala; - o discurso que pronuncia; - a pessoa que escuta. Mas foi o cientista político norte-americano Harold D. Lasswell quem apresentou aquilo que é apontado como modelo da comunicação nos nossos dias, considerando-se que as perguntas que formula são comuns ao processo da comunicação, seja em termos de mass media, seja de caráter dialogal. Destruía-se, assim, o esquema tradicional das artes predicandi: 1) o exórdio (apresentação); 2) a narração dos fatos (desenvolvimento do tema); 3) a argumentação (discussão do tema); 4) conclusão (captatia benevolentiae, recapitulação, revisão). Procura-se, agora, atender a estas indagações: 1 - quem (análise de controle); 2 - diz o que (análise de conteúdo); 3 - a quem (análise de audiência); 4 - através de que (análise de meios); 5 - para que (análise de efeitos)[...]Revista de Comunicação Social2020-04-02T10:36:25Z2020-04-02T10:36:25Z1974info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ, Maria Adísia Barros de. Análise filosófica dos elementos da comunicação. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 4, n. 2, p. 14-23, 1974.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51081ark:/83112/00130000242qvSá, Maria Adísia Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T19:51:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51081Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:44.218447Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise filosófica dos elementos da comunicação
title Análise filosófica dos elementos da comunicação
spellingShingle Análise filosófica dos elementos da comunicação
Sá, Maria Adísia Barros de
Comunicação
Comunicação - Aspectos psicológicos
Comunicação - Aspectos filosóficos
Processo comunicacional
title_short Análise filosófica dos elementos da comunicação
title_full Análise filosófica dos elementos da comunicação
title_fullStr Análise filosófica dos elementos da comunicação
title_full_unstemmed Análise filosófica dos elementos da comunicação
title_sort Análise filosófica dos elementos da comunicação
author Sá, Maria Adísia Barros de
author_facet Sá, Maria Adísia Barros de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Maria Adísia Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação - Aspectos psicológicos
Comunicação - Aspectos filosóficos
Processo comunicacional
topic Comunicação
Comunicação - Aspectos psicológicos
Comunicação - Aspectos filosóficos
Processo comunicacional
description O processo da comunicação, sendo fenômeno de estímulo-resposta ou de entrada e saída, envolve questões de ordem gnosiológica, lógica, epistemológica e metafísica. Carecendo, por isso mesmo, de uma análise abrangente, cujas raízes são e podem ser encontradas em Platão, Aristóteles, Agostinho, Kant, Skinner, Piaget, Scblick e outros. A Aristóteles coube, sem dúvida, o pioneirismo de lançar os elementos da comunicação humana, sob a figura do discurso: - a pessoa que fala; - o discurso que pronuncia; - a pessoa que escuta. Mas foi o cientista político norte-americano Harold D. Lasswell quem apresentou aquilo que é apontado como modelo da comunicação nos nossos dias, considerando-se que as perguntas que formula são comuns ao processo da comunicação, seja em termos de mass media, seja de caráter dialogal. Destruía-se, assim, o esquema tradicional das artes predicandi: 1) o exórdio (apresentação); 2) a narração dos fatos (desenvolvimento do tema); 3) a argumentação (discussão do tema); 4) conclusão (captatia benevolentiae, recapitulação, revisão). Procura-se, agora, atender a estas indagações: 1 - quem (análise de controle); 2 - diz o que (análise de conteúdo); 3 - a quem (análise de audiência); 4 - através de que (análise de meios); 5 - para que (análise de efeitos)[...]
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974
2020-04-02T10:36:25Z
2020-04-02T10:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Maria Adísia Barros de. Análise filosófica dos elementos da comunicação. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 4, n. 2, p. 14-23, 1974.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51081
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/00130000242qv
identifier_str_mv SÁ, Maria Adísia Barros de. Análise filosófica dos elementos da comunicação. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 4, n. 2, p. 14-23, 1974.
ark:/83112/00130000242qv
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Revista de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374066087657472