Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Erika de Almeida Sampaio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aquino, Marisete Dantas de, Mota, Francisco Suetônio Bastos, Carvalho Júnior, Francisco Humberto de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54804
Resumo: Durante o período de estiagem, as águas subterrâneas das cidades localizadas em regiões semi-áridas, como no Nordeste brasileiro, têm sua qualidade alterada. Além dos períodos irregulares de chuvas, a maior parte do solo desse tipo de região é constituído por rochas cristalinas de baixa permeabilidade, contribuindo para elevar a salinidade da água subterrânea. Como as águas subterrâneas estão mais bem protegidas da poluição natural, a adequação da qualidade das águas ao consumo humano está praticamente ligada à composição salina. Para avaliar a qualidade da água em relação a salinidade, determinou-se a concentração do íon cloreto e, os resultados foram convertidos em salinidade. Como a Legislação Federal que dispõe sobre a classificação e as diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências é a Resolução no 396 de 3 de abril de 2008, da Companhia Nacional de Recursos Hídricos (CONAMA), os resultados obtidos foram comparados com o padrão estabelecido por essa Resolução.
id UFC-7_9ad9eb682a946a41382751c323e1f854
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54804
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.Abastecimento de águaEstiagemSalinidadeQualidade da águaDurante o período de estiagem, as águas subterrâneas das cidades localizadas em regiões semi-áridas, como no Nordeste brasileiro, têm sua qualidade alterada. Além dos períodos irregulares de chuvas, a maior parte do solo desse tipo de região é constituído por rochas cristalinas de baixa permeabilidade, contribuindo para elevar a salinidade da água subterrânea. Como as águas subterrâneas estão mais bem protegidas da poluição natural, a adequação da qualidade das águas ao consumo humano está praticamente ligada à composição salina. Para avaliar a qualidade da água em relação a salinidade, determinou-se a concentração do íon cloreto e, os resultados foram convertidos em salinidade. Como a Legislação Federal que dispõe sobre a classificação e as diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências é a Resolução no 396 de 3 de abril de 2008, da Companhia Nacional de Recursos Hídricos (CONAMA), os resultados obtidos foram comparados com o padrão estabelecido por essa Resolução.2020-10-23T14:24:50Z2020-10-23T14:24:50Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRAGA, Erika de Almeida Sampaio; AQUINO, Marisete Dantas de; MOTA, Francisco Suetônio Bastos; CARVALHO JÚNIOR, Francisco Humberto de. Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL, 28°., 2 a 8 out. 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...], Rio de Janeiro, 2015. Tema central: Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54804Braga, Erika de Almeida SampaioAquino, Marisete Dantas deMota, Francisco Suetônio BastosCarvalho Júnior, Francisco Humberto deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T12:46:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54804Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:34.021931Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
title Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
spellingShingle Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
Braga, Erika de Almeida Sampaio
Abastecimento de água
Estiagem
Salinidade
Qualidade da água
title_short Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
title_full Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
title_fullStr Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
title_full_unstemmed Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
title_sort Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará.
author Braga, Erika de Almeida Sampaio
author_facet Braga, Erika de Almeida Sampaio
Aquino, Marisete Dantas de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Carvalho Júnior, Francisco Humberto de
author_role author
author2 Aquino, Marisete Dantas de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Carvalho Júnior, Francisco Humberto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Erika de Almeida Sampaio
Aquino, Marisete Dantas de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Carvalho Júnior, Francisco Humberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Abastecimento de água
Estiagem
Salinidade
Qualidade da água
topic Abastecimento de água
Estiagem
Salinidade
Qualidade da água
description Durante o período de estiagem, as águas subterrâneas das cidades localizadas em regiões semi-áridas, como no Nordeste brasileiro, têm sua qualidade alterada. Além dos períodos irregulares de chuvas, a maior parte do solo desse tipo de região é constituído por rochas cristalinas de baixa permeabilidade, contribuindo para elevar a salinidade da água subterrânea. Como as águas subterrâneas estão mais bem protegidas da poluição natural, a adequação da qualidade das águas ao consumo humano está praticamente ligada à composição salina. Para avaliar a qualidade da água em relação a salinidade, determinou-se a concentração do íon cloreto e, os resultados foram convertidos em salinidade. Como a Legislação Federal que dispõe sobre a classificação e as diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências é a Resolução no 396 de 3 de abril de 2008, da Companhia Nacional de Recursos Hídricos (CONAMA), os resultados obtidos foram comparados com o padrão estabelecido por essa Resolução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-10-23T14:24:50Z
2020-10-23T14:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Erika de Almeida Sampaio; AQUINO, Marisete Dantas de; MOTA, Francisco Suetônio Bastos; CARVALHO JÚNIOR, Francisco Humberto de. Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL, 28°., 2 a 8 out. 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...], Rio de Janeiro, 2015. Tema central: Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54804
identifier_str_mv BRAGA, Erika de Almeida Sampaio; AQUINO, Marisete Dantas de; MOTA, Francisco Suetônio Bastos; CARVALHO JÚNIOR, Francisco Humberto de. Avaliação da salinidade das águas subterrâneas de poços localizados em diferentes cidades do interior do Estado do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL, 28°., 2 a 8 out. 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...], Rio de Janeiro, 2015. Tema central: Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028798799544320