Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Matheus José dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Cristiano Aprígio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54071
Resumo: 21st century society is marked by technological advances. They transform and alter social relations in spacetime, especially in the work category. And considering the explosion of the use of Virtual Reality - technology that simulates real reality emerging who uses it in an immaterial reality - in several areas. We may ask: how important is the use of Virtual Reality (VR) technology in the teaching of geography? The aim of this study is to analyze the socio-educational effects of using VR technology as a didactic resource for the practice and teaching of geography. For didactic production we work the social and environmental conflicts and what it is to be indigenous in Brazil in the 21st century. Among the results stand out greater engagement and empathy for content and geographical science.
id UFC-7_9b99dc9767c0517e65d670b0dd13e8b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54071
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografiaVirtual reality in the classroom: geography teaching practiceRealidade virtualGeografiaEducação indígenaPráticas educativas21st century society is marked by technological advances. They transform and alter social relations in spacetime, especially in the work category. And considering the explosion of the use of Virtual Reality - technology that simulates real reality emerging who uses it in an immaterial reality - in several areas. We may ask: how important is the use of Virtual Reality (VR) technology in the teaching of geography? The aim of this study is to analyze the socio-educational effects of using VR technology as a didactic resource for the practice and teaching of geography. For didactic production we work the social and environmental conflicts and what it is to be indigenous in Brazil in the 21st century. Among the results stand out greater engagement and empathy for content and geographical science.A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.Geosaberes2020-09-16T10:56:45Z2020-09-16T10:56:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 72 - 80, set. 2019.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54071Trindade, Matheus José dos SantosSantos, Cristiano Aprígio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:27:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:03.945302Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
Virtual reality in the classroom: geography teaching practice
title Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
spellingShingle Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
Trindade, Matheus José dos Santos
Realidade virtual
Geografia
Educação indígena
Práticas educativas
title_short Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
title_full Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
title_fullStr Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
title_full_unstemmed Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
title_sort Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia
author Trindade, Matheus José dos Santos
author_facet Trindade, Matheus José dos Santos
Santos, Cristiano Aprígio dos
author_role author
author2 Santos, Cristiano Aprígio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Matheus José dos Santos
Santos, Cristiano Aprígio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Geografia
Educação indígena
Práticas educativas
topic Realidade virtual
Geografia
Educação indígena
Práticas educativas
description 21st century society is marked by technological advances. They transform and alter social relations in spacetime, especially in the work category. And considering the explosion of the use of Virtual Reality - technology that simulates real reality emerging who uses it in an immaterial reality - in several areas. We may ask: how important is the use of Virtual Reality (VR) technology in the teaching of geography? The aim of this study is to analyze the socio-educational effects of using VR technology as a didactic resource for the practice and teaching of geography. For didactic production we work the social and environmental conflicts and what it is to be indigenous in Brazil in the 21st century. Among the results stand out greater engagement and empathy for content and geographical science.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-16T10:56:45Z
2020-09-16T10:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 72 - 80, set. 2019.
2178-0463
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54071
identifier_str_mv TRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 72 - 80, set. 2019.
2178-0463
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028983310123008