PRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Luzirene Oliveira do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23525
Resumo: NASCIMENTO, Maria Luzirene Oliveira do. PRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade? Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 98-113, 2015.
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spelling PRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade?PRONATEC and the world of work: professional qualification for market informality?TrabalhoEducaçãoQualificação profissionalInformalidadeNASCIMENTO, Maria Luzirene Oliveira do. PRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade? Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 98-113, 2015.This text proposes a discussion of the National Program for Access to Technical Education and Employment - Pronatec in the context of labor relations and education, since the work is intrinsic condition of human existence. We start this understanding to address the reflections of this study and present the double-sided work on the contemporary sociability, taking as a basis the Marxian conception and contradictions that settled over the capital accumulation. These analyzes are made relevant in the face of questioning about what to labor market qualifies labor in Pronatec. Faced with the contradictions that dichotomize work and unemployment in capitalism, we address the informal sector and precarious forms, in which, paradoxically, the work is considered a social right because the state should promote access to employment policies. This discussion permeates the Pronatec context, as this program is part of a vocational training policy which aims at qualifying and the inclusion of the subject in the world of work.Este texto propõe uma discussão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec no âmbito da relação trabalho e educação, vez que o trabalho é condição intrínseca a existência humana. Partimos dessa compreensão para abordar as reflexões desse estudo e apresentar a dupla face do trabalho diante da sociabilidade contemporânea, tomando como fundamento a concepção marxiana e as contradições que se estabeleceram ao longo da acumulação do capital. Estas análises se fazem relevantes diante da problematização sobre para qual mercado de trabalho se qualifica mão de obra no Pronatec. Diante das contradições que dicotomizam trabalho e desemprego no capitalismo, abordamos o setor informal e as formas precárias, em que, contraditoriamente, o trabalho é tido como um direito social, pois o Estado deveria promover políticas de acesso ao emprego. Essa discussão permeia o contexto do Pronatec, pois este programa faz parte de uma política de educação profissional que visa à qualificação e a inserção do sujeito no mundo do trabalho.Revista Labor2017-06-22T15:31:17Z2017-06-22T15:31:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNascimento, M. L. O. (2015)1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23525Nascimento, Maria Luzirene Oliveira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:26:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23525Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:30.458908Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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