Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Marcielle Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427
Resumo: This work suggests reflections on a relationship of teaching in art that takes place in a collaborative and procedural way between two important figures of the school context: the student and the teacher, especially through experiences of dance creation. More specifically in the approach to art teaching studied here, when I look at the experiences of the supervised internships of the Dance Degree in Universidade Federal do Ceará (UFC), which took place at Escola de Ensino Médio Mariano Martins, I see the student figures appear simultaneously in the artistic and pedagogical dynamics. As a “student- creator” and a teacher in art/dance as a “artist-teacher”. How does this dynamic take place and how does a relationship between art and teaching through creative processes become potent to mobilize both student and teacher education in dance? How does this mobilization characterize the presence of Art/Dance in school as necessary and potent?
id UFC-7_9d3c84f29918eb785d6e4d6c8597a62b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61427
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docenteArtista-docenteAluno-criadorIntérprete-criadorEnsino de dançaDança na escolaThis work suggests reflections on a relationship of teaching in art that takes place in a collaborative and procedural way between two important figures of the school context: the student and the teacher, especially through experiences of dance creation. More specifically in the approach to art teaching studied here, when I look at the experiences of the supervised internships of the Dance Degree in Universidade Federal do Ceará (UFC), which took place at Escola de Ensino Médio Mariano Martins, I see the student figures appear simultaneously in the artistic and pedagogical dynamics. As a “student- creator” and a teacher in art/dance as a “artist-teacher”. How does this dynamic take place and how does a relationship between art and teaching through creative processes become potent to mobilize both student and teacher education in dance? How does this mobilization characterize the presence of Art/Dance in school as necessary and potent?Esse trabalho sugere reflexões sobre uma relação de ensino em arte que se dá de uma maneira colaborativa e processual entre duas figuras importantes do contexto escolar: o aluno e o professor, sobretudo, por meio de experiências de criação em dança. Mais especificamente na abordagem de ensino em arte aqui estudada, ao me debruçar nas vivências realizadas dos estágios supervisionados da Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorridas na Escola de Ensino Médio Mariano Martins. Dessas colaborações, vejo surgirem, simultaneamente, na dinâmica artística e pedagógica estabelecida, as figuras do aluno como “aluno-criador” e do professor em arte/dança como “artista-docente”. Como se dá essa dinâmica e de que modo uma relação entre arte e ensino, que se faz por processos de criação, tornam-se potentes para mobilizar tanto a formação do aluno como do docente em dança? De que forma essa mobilização caracteriza a presença da Arte/Dança na escola como necessária e potente?Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues daSousa, Ana Marcielle Silva de2021-10-22T14:11:09Z2021-10-22T14:11:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa, Ana Marcielle Silva de. Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente. 2019. 89 f. Monografia (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T14:12:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61427Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:27.660632Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
title Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
spellingShingle Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
Sousa, Ana Marcielle Silva de
Artista-docente
Aluno-criador
Intérprete-criador
Ensino de dança
Dança na escola
title_short Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
title_full Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
title_fullStr Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
title_full_unstemmed Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
title_sort Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente
author Sousa, Ana Marcielle Silva de
author_facet Sousa, Ana Marcielle Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Marcielle Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Artista-docente
Aluno-criador
Intérprete-criador
Ensino de dança
Dança na escola
topic Artista-docente
Aluno-criador
Intérprete-criador
Ensino de dança
Dança na escola
description This work suggests reflections on a relationship of teaching in art that takes place in a collaborative and procedural way between two important figures of the school context: the student and the teacher, especially through experiences of dance creation. More specifically in the approach to art teaching studied here, when I look at the experiences of the supervised internships of the Dance Degree in Universidade Federal do Ceará (UFC), which took place at Escola de Ensino Médio Mariano Martins, I see the student figures appear simultaneously in the artistic and pedagogical dynamics. As a “student- creator” and a teacher in art/dance as a “artist-teacher”. How does this dynamic take place and how does a relationship between art and teaching through creative processes become potent to mobilize both student and teacher education in dance? How does this mobilization characterize the presence of Art/Dance in school as necessary and potent?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-22T14:11:09Z
2021-10-22T14:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sousa, Ana Marcielle Silva de. Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente. 2019. 89 f. Monografia (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427
identifier_str_mv Sousa, Ana Marcielle Silva de. Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente. 2019. 89 f. Monografia (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028894389829632