Psicologia e(m) transformação social: práticas e diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Andréa Carla Filgueiras
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Vieira, Emanuel Meireles, Ximenes, Verônica Morais
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38180
Resumo: Esta publicação traz ao público textos que discutem o papel e a importância da extensão universitária pública nas áreas de psicologia comunitária e dos direitos da criança e do adolescente. O primeiro trabalho faz uma revisão do conceito de extensão universitária propondo o termo cooperação para demonstrar a necessidade de uma relação horizontal. O mestre Paulo Freire também exercitou este debate propondo que trocássemos o termo extensão por comunicação, por ser mais próximo de uma relação dialógica. Eis aqui mais uma contribuição do NUCOM - Núcleo de Psicologia Comunitária que há cerca de treze anos vem aprofundando o debate sobre a relação entre a universidade e a sociedade, problematizando o papel da universidade sob o referencial da psicologia comunitária. São relatos de experiências que apontam caminhos para uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A problematização apresentada no trabalho anterior é aprofundada através do diálogo entre a universidade e a comunidade a partir da Psicologia Comunitária do Ceará, que é desenvolvida no NUCOM. A proposta de uma cooperação universitária e de uma práxis libertadora é a base para a construção de um novo saber, que é construído pelo saber acadêmico e saber popular. Na seqüência, a psicologia comunitária mergulha na realidade de Fortaleza – cidade de profundos contrastes sociais – estudando as causas da exclusão social e a temática da saúde mental comunitária, através do trabalho de assessoria psicossocial, na região do Grande Jangurussu, realizada por um projeto de extensão do NUCOM.
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