A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935 |
Resumo: | For many young people, joining the university is marked by a transition process characterized by several changes that both affect and influence their psychosocial - as well as their professional - development. This work aims to analyze the factors that have ultimately been influencing the student’s acclimation from high school up to his or her university life. Besides that, looked for identification of behavioral changes occurred because of this process of academic transition. The study was conducted through eight semi-structered interviews with students ranging from different courses. The collected data was analyzed using the approach of content analysis and categorized into two segments: a) Factors that have influenced the student’s adaptation on campus; b) Behavioral changes. The results highlighted seven (7) categories concentrated on a first block: Infrastructure; Information about the university and course; Factors external to the university; Organizational Aspects; Material of Study; Attachment and Professors — and four (4) categories concentrated on a second block: a) Personal aspects; b) Personal Planinng to the Studies; c) Time and d) Symptom. This work contributes to punctuate difficulties encountered by freshmen on campus and provide better understanding of the academic transition. |
id |
UFC-7_9f05f8113f3ba4004e07ceb64653a0a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/17935 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentaisTransição acadêmicaEnsino médioVida universitáriaMudanças comportamentaisFatores de evasãoFor many young people, joining the university is marked by a transition process characterized by several changes that both affect and influence their psychosocial - as well as their professional - development. This work aims to analyze the factors that have ultimately been influencing the student’s acclimation from high school up to his or her university life. Besides that, looked for identification of behavioral changes occurred because of this process of academic transition. The study was conducted through eight semi-structered interviews with students ranging from different courses. The collected data was analyzed using the approach of content analysis and categorized into two segments: a) Factors that have influenced the student’s adaptation on campus; b) Behavioral changes. The results highlighted seven (7) categories concentrated on a first block: Infrastructure; Information about the university and course; Factors external to the university; Organizational Aspects; Material of Study; Attachment and Professors — and four (4) categories concentrated on a second block: a) Personal aspects; b) Personal Planinng to the Studies; c) Time and d) Symptom. This work contributes to punctuate difficulties encountered by freshmen on campus and provide better understanding of the academic transition.A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, à vida universitária, bem como a identificação das mudanças comportamentais ocorridas em função desse processo de transição acadêmica. O estudo foi realizado através de entrevistas semiestrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de sete categorias para o primeiro bloco – Infraestrutura; Informação sobre a Universidade e o curso; Fatores Externo à Universidade; Aspectos Organizacionais; Material de Estudo; Vínculos e Professores – e quatro categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais; Organização pessoal para o estudo; Tempo e Sintomas. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica.Revista de Psicologia2016-06-25T15:34:47Z2016-06-25T15:34:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan./jun. 2015.2179-1740(online)0102-1222(impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935Pinho, Ana Paula MorenoDourado, Laís CarvalhoAurélio, Rebeca MartinsBastos, Antônio Virgílio Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T19:48:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/17935Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:57.857458Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
title |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
spellingShingle |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais Pinho, Ana Paula Moreno Transição acadêmica Ensino médio Vida universitária Mudanças comportamentais Fatores de evasão |
title_short |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
title_full |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
title_fullStr |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
title_full_unstemmed |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
title_sort |
A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais |
author |
Pinho, Ana Paula Moreno |
author_facet |
Pinho, Ana Paula Moreno Dourado, Laís Carvalho Aurélio, Rebeca Martins Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Dourado, Laís Carvalho Aurélio, Rebeca Martins Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Ana Paula Moreno Dourado, Laís Carvalho Aurélio, Rebeca Martins Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição acadêmica Ensino médio Vida universitária Mudanças comportamentais Fatores de evasão |
topic |
Transição acadêmica Ensino médio Vida universitária Mudanças comportamentais Fatores de evasão |
description |
For many young people, joining the university is marked by a transition process characterized by several changes that both affect and influence their psychosocial - as well as their professional - development. This work aims to analyze the factors that have ultimately been influencing the student’s acclimation from high school up to his or her university life. Besides that, looked for identification of behavioral changes occurred because of this process of academic transition. The study was conducted through eight semi-structered interviews with students ranging from different courses. The collected data was analyzed using the approach of content analysis and categorized into two segments: a) Factors that have influenced the student’s adaptation on campus; b) Behavioral changes. The results highlighted seven (7) categories concentrated on a first block: Infrastructure; Information about the university and course; Factors external to the university; Organizational Aspects; Material of Study; Attachment and Professors — and four (4) categories concentrated on a second block: a) Personal aspects; b) Personal Planinng to the Studies; c) Time and d) Symptom. This work contributes to punctuate difficulties encountered by freshmen on campus and provide better understanding of the academic transition. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-06-25T15:34:47Z 2016-06-25T15:34:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan./jun. 2015. 2179-1740(online) 0102-1222(impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935 |
identifier_str_mv |
PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan./jun. 2015. 2179-1740(online) 0102-1222(impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028897806090240 |