O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Suely Dulce de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Silvana Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170
Resumo: This article aims to understand the importance of teacher’s knowledge from the Quilombola State School Reunidas de Cachoeira Rica, from the quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, at the implementation of pedagogical actions that promote the identities and local knowledge. This research is characterized as ethnographic. The main instruments of collecting data were the semi-structured interview and the participant observation. The results point out that even in frontof few pedagogical and structural resources, the professor creates and recreates significant activities to the quilombola students, moving the constructed knowledge throughout her professional trajectory and the community.
id UFC-7_9f50e0f130ccc555f9202f0bece1b538
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47170
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar QuilombolaTeacher’s knowledge and its importance for Quilombola school educationDocente-ensinoExperiência acadêmicaQuilombolas-ensinoThis article aims to understand the importance of teacher’s knowledge from the Quilombola State School Reunidas de Cachoeira Rica, from the quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, at the implementation of pedagogical actions that promote the identities and local knowledge. This research is characterized as ethnographic. The main instruments of collecting data were the semi-structured interview and the participant observation. The results point out that even in frontof few pedagogical and structural resources, the professor creates and recreates significant activities to the quilombola students, moving the constructed knowledge throughout her professional trajectory and the community.Este artigo objetiva compreender a importância do saber experiencial de uma professora da Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, do quilombo Itambé, na Chapada dos Guimarães (MT), considerando o cenário no qual ocorre a educação escolar, a história de vida da professora, as ações pedagógicas e os saberes mobilizados por ela para driblar as dificuldades que permeiam o ambiente escolar. A pesquisa se caracteriza como etnográfica. A entrevista semiestruturada e a observação participante foram os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontam que, mesmo diante de parcos recursos pedagógicos e estruturais, a professora cria e recria atividades significativas aos estudantes quilombolas, mobilizando saberes construídos ao longo de sua trajetória de vida, profissional e na comunidade.Este artículo objetiva comprender la importancia del saber experiencial de una profesora de la Escuela Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, del quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, en la implementación de acciones pedagógicas que promueven las identidades y los saberes locales. La investigación se caracteriza como etnográfica. La entrevista semiestructurada y la observación participante fueron los principales instrumentos de recolección de datos. Los resultados apuntan que, incluso ante escasos recursos pedagógicos y estructurales, la profesora crea y recrea actividades significativas a los alumnos quilombolas, movilizando saberes construidos a lo largo de su trayectoria profesional y en la comunidad.Revista Educação em Debate2019-10-29T17:37:29Z2019-10-29T17:37:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASTILHO, Suely Dulce de; SANTOS, Silvana Alves dos. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 93-109, maio/ago. 2019.2526-0847 (Online)0102-1117 (Impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170Castilho, Suely Dulce deSantos, Silvana Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:24:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:17.600824Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
Teacher’s knowledge and its importance for Quilombola school education
title O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
spellingShingle O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
Castilho, Suely Dulce de
Docente-ensino
Experiência acadêmica
Quilombolas-ensino
title_short O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
title_full O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
title_fullStr O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
title_full_unstemmed O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
title_sort O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola
author Castilho, Suely Dulce de
author_facet Castilho, Suely Dulce de
Santos, Silvana Alves dos
author_role author
author2 Santos, Silvana Alves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Suely Dulce de
Santos, Silvana Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Docente-ensino
Experiência acadêmica
Quilombolas-ensino
topic Docente-ensino
Experiência acadêmica
Quilombolas-ensino
description This article aims to understand the importance of teacher’s knowledge from the Quilombola State School Reunidas de Cachoeira Rica, from the quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, at the implementation of pedagogical actions that promote the identities and local knowledge. This research is characterized as ethnographic. The main instruments of collecting data were the semi-structured interview and the participant observation. The results point out that even in frontof few pedagogical and structural resources, the professor creates and recreates significant activities to the quilombola students, moving the constructed knowledge throughout her professional trajectory and the community.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T17:37:29Z
2019-10-29T17:37:29Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTILHO, Suely Dulce de; SANTOS, Silvana Alves dos. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 93-109, maio/ago. 2019.
2526-0847 (Online)
0102-1117 (Impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170
identifier_str_mv CASTILHO, Suely Dulce de; SANTOS, Silvana Alves dos. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 93-109, maio/ago. 2019.
2526-0847 (Online)
0102-1117 (Impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028768753647616