Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374 |
Resumo: | Escolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...] |
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