Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Mabelle Maia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Torres, Aline Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374
Resumo: Escolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...]
id UFC-7_a12772a323299f226548b07b7b20d8a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41374
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação físicaProfissionalização docenteConcepções educacionaisOrganização docenteEducação Física no BrasilEscolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...]IMPRECE2019-05-03T18:28:09Z2019-05-03T18:28:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 879-889.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374Mota, Mabelle MaiaTorres, Aline Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41374Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:40.675891Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
title Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
spellingShingle Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
Mota, Mabelle Maia
Profissionalização docente
Concepções educacionais
Organização docente
Educação Física no Brasil
title_short Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
title_full Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
title_fullStr Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
title_full_unstemmed Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
title_sort Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física
author Mota, Mabelle Maia
author_facet Mota, Mabelle Maia
Torres, Aline Lima
author_role author
author2 Torres, Aline Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Mabelle Maia
Torres, Aline Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização docente
Concepções educacionais
Organização docente
Educação Física no Brasil
topic Profissionalização docente
Concepções educacionais
Organização docente
Educação Física no Brasil
description Escolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-03T18:28:09Z
2019-05-03T18:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 879-889.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374
identifier_str_mv MOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 879-889.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028928824016896