Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, José Belo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507
Resumo: Engineering professors basically teach like their former teachers. They usually have little pedagogical knowledge and inadequate training in the area to make up for their deficiencies. The principle of a change in the Teaching-Learning Process starts from the belief that it is the student and not the teacher who is the protagonist of this process. This awareness is of fundamental importance for teachers to seek new ways of conducting their subjects. In view of this complex context, innovation and creativity are seen as factors for improvement in engineering courses. The world is living in the era of knowledge and knowledge management is an important area in the innovation and creativity of organizations through its models. These knowledge management models are a simplified representation of reality, but they can be more comprehensive with the incorporation of a framework. This framework must consist of a set of questions, concepts and support actions in the solution of the problem-situation. Therefore, this work has the general objective of applying a knowledge management framework in order to obtain improvements in engineering undergraduate courses. One of the results obtained was the creation of a line of research for postgraduate courses called Engineering in Education, adding to the term Education in Engineering.
id UFC-7_a12bde12e13c1a22e51b48563c692b7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60507
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimentoProposals for improvements in engineering graduation courses through an application of a knowledge management frameworkEnsino - AprendizagemFrameworkGestão do conhecimentoModelo SECIEngineering professors basically teach like their former teachers. They usually have little pedagogical knowledge and inadequate training in the area to make up for their deficiencies. The principle of a change in the Teaching-Learning Process starts from the belief that it is the student and not the teacher who is the protagonist of this process. This awareness is of fundamental importance for teachers to seek new ways of conducting their subjects. In view of this complex context, innovation and creativity are seen as factors for improvement in engineering courses. The world is living in the era of knowledge and knowledge management is an important area in the innovation and creativity of organizations through its models. These knowledge management models are a simplified representation of reality, but they can be more comprehensive with the incorporation of a framework. This framework must consist of a set of questions, concepts and support actions in the solution of the problem-situation. Therefore, this work has the general objective of applying a knowledge management framework in order to obtain improvements in engineering undergraduate courses. One of the results obtained was the creation of a line of research for postgraduate courses called Engineering in Education, adding to the term Education in Engineering.Os professores dos cursos de engenharia, basicamente, ensinam como os seus antigos professores. Normalmente, têm poucos conhecimentos pedagógicos e uma formação inadequada na área para suprir suas deficiências. O princípio de uma mudança no Processo de Ensino-Aprendizagem parte da crença em que é o aluno e não o professor o protagonista desse processo. Essa consciência é de fundamental importância para os professores buscarem novas formas de conduzir suas disciplinas. Diante desse contexto complexo, observa-se a inovação e a criatividade como fatores de melhorias nos cursos de engenharia. O mundo vive a era do conhecimento e a gestão do conhecimento é uma área importante na inovação e na criatividade das organizações por meio de seus modelos. Esses modelos de gestão do conhecimento são uma representação simplificada da realidade, mas, podem ser mais abrangentes com a incorporação de um framework. Este framework é constituído do modelo genérico de GC adaptado, do ba, das questões, conceitos e ações sobre o objeto de estudo, do produto/processo desenvolvido, dos ativos de conhecimentos e da sistemática do uso desses elementos. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral aplicar um framework de gestão do conhecimento com o intuito de obter melhorias nos cursos de graduação de engenharia. Um dos resultados obtidos foi à criação de uma linha de pesquisa para os cursos de pós-graduação chamada de Engenharia na Educação, se somando ao termo Educação na Engenharia.www.abenge.org.br2021-09-16T18:39:02Z2021-09-16T18:39:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTORRES, Jose Belo. Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507Torres, José Beloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-10T13:40:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60507Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:15.677230Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
Proposals for improvements in engineering graduation courses through an application of a knowledge management framework
title Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
spellingShingle Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
Torres, José Belo
Ensino - Aprendizagem
Framework
Gestão do conhecimento
Modelo SECI
title_short Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
title_full Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
title_fullStr Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
title_full_unstemmed Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
title_sort Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento
author Torres, José Belo
author_facet Torres, José Belo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, José Belo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Framework
Gestão do conhecimento
Modelo SECI
topic Ensino - Aprendizagem
Framework
Gestão do conhecimento
Modelo SECI
description Engineering professors basically teach like their former teachers. They usually have little pedagogical knowledge and inadequate training in the area to make up for their deficiencies. The principle of a change in the Teaching-Learning Process starts from the belief that it is the student and not the teacher who is the protagonist of this process. This awareness is of fundamental importance for teachers to seek new ways of conducting their subjects. In view of this complex context, innovation and creativity are seen as factors for improvement in engineering courses. The world is living in the era of knowledge and knowledge management is an important area in the innovation and creativity of organizations through its models. These knowledge management models are a simplified representation of reality, but they can be more comprehensive with the incorporation of a framework. This framework must consist of a set of questions, concepts and support actions in the solution of the problem-situation. Therefore, this work has the general objective of applying a knowledge management framework in order to obtain improvements in engineering undergraduate courses. One of the results obtained was the creation of a line of research for postgraduate courses called Engineering in Education, adding to the term Education in Engineering.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16T18:39:02Z
2021-09-16T18:39:02Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Jose Belo. Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507
identifier_str_mv TORRES, Jose Belo. Proposta de melhorias nos cursos de graduação em engenharia por meio de uma aplicação de um framework de gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028724386299904