Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenzi, Greicy Kelli Spanhol
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132416
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
id UFSC_9fd9dae20949cf8c03b4108360417e7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132416
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLenzi, Greicy Kelli SpanholFialho, Francisco Antonio PereiraRados, Gregório Jean Varvakis2015-04-29T21:02:22Z2015-04-29T21:02:22Z2014332921https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132416Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.O surgimento da Era do Conhecimento estabeleceu uma nova dinâmica na forma como os indivíduos e organizações adquirem, criam, compartilham e disseminam o conhecimento. Neste sentido, os modelos educacionais precisaram evoluir e admitir flexibilidade nos seus processos e, como isso, a Educação a Distância (EAD) ganhou força como principal meio para atendimento dessa demanda. Entretanto, embora a EAD traga benefícios, ela tem tido dificuldades em promover o compartilhamento de vivências, assim como a troca de experiências por meio de observação e do aprender-fazendo. Para tentar suprir essa necessidade é utilizado o sistema de acompanhamento ao aluno, mais especificamente a tutoria, que é responsável pela interação do aluno com todas as esferas do curso. Como esse sistema é a base de apoio ao estudante, o conhecimento compartilhado sobre as práticas de trabalho e sobre o conteúdo entre os tutores é vital, uma vez que eles guiam o aluno no seu processo de aprendizagem. A partir disso, o objetivo desta tese foi desenvolver um Framework embasado na teoria da Gestão do Conhecimento, bem como nos seus métodos e técnicas buscando impulsionar o desempenho desse sistema por meio do compartilhamento do conhecimento entre os atores do processo de Gestão da Tutoria. Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa aplicada, bibliográfica e documental, o estudo de caso, o emprego das planilhas da metodologia CommonKADS para a coleta de dados por meio da entrevista semiestruturada e do questionário estruturado, bem como a Análise de Conteúdo. Como resultado foi proposto um Contexto de Ação composto por 4 etapas de ação e 5 níveis de alcance, onde foram alocados os Métodos e Técnicas de Compartilhamento do Conhecimento de modo a impulsionar o compartilhamento dentro das atividades de Gestão de Tutoria para que o saber coletivo e individual fosse amplificado, possibilitando desta forma, a criação de um conhecimento baseado na coletividade e que pode ser mobilizado em prol da geração de novos conhecimentos que impactará positivamente no aprendizado do aluno.<br>Abstract : The emergence of the Knowledge Era has established a new dynamic in how individuals and organizations acquire, create, share and disseminate knowledge. In this sense, the educational models needed to evolve and admit flexibility in its processes and, as result, the Distance Learning (ODL) has gained momentum as the primary means to meet this demand. However, while EAD has benefits, it has been difficult to promote the sharing of experiences as well as sharing experiences through observation and learning by doing. To try to meet this need the tracking system to the student, specifically mentoring, which is responsible for student interaction with all levels of the course is used. As this system is the basis of student support, shared control over work practices and content knowledge among tutors is vital, since they guide students in their learning process. From this, the aim of this thesis was to develop a Framework grounded in the theory of knowledge management as well as in its methods and techniques aiming to improve the performance of this system through the sharing of knowledge between the actors of the Mentoring Process Management. The methodological procedures are applied, bibliographical and documentary research, the case study, the use of the CommonKADS methodology's spreadsheets for collecting data through semi-structured interview and structured questionnaire and content's analyses. As a result was proposed a Context for Action. In this context were allocated Methods and Techniques of Knowledge Sharing in order to boost the sharing of knowledge inside of Management Mentoring activities. From this the individual and collective's knowledge has been amplified, enabling the creation of a knowledge based in collectivity and that can be mobilized in favor of the generation of new knowledge and the evolution of the student's monitoring system.304 p.| il., tabs.porGestão do conhecimentoFramework (Programa de computador)Ensino a distanciaFramework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL332921.pdfapplication/pdf4929086https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132416/1/332921.pdff9c467368f16690dff810090bb0732f4MD51123456789/1324162016-03-07 15:59:19.468oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132416Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
title Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
spellingShingle Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
Lenzi, Greicy Kelli Spanhol
Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Ensino a distancia
title_short Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
title_full Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
title_fullStr Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
title_full_unstemmed Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
title_sort Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância
author Lenzi, Greicy Kelli Spanhol
author_facet Lenzi, Greicy Kelli Spanhol
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenzi, Greicy Kelli Spanhol
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rados, Gregório Jean Varvakis
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Rados, Gregório Jean Varvakis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Ensino a distancia
topic Gestão do conhecimento
Framework (Programa de computador)
Ensino a distancia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-29T21:02:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-29T21:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132416
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 332921
identifier_str_mv 332921
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 304 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132416/1/332921.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9c467368f16690dff810090bb0732f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805055591153664