Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480 |
Resumo: | This article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students. |
id |
UFC-7_a174790c01819ef0d96871e559d817a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/65480 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de casoReflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores: un estudio de casoReflections on high school dropout from the standpoint of educators: a case studyEvasão escolarEnsino médioSchool dropoutHigh schoolAbandono escolarEscuela secundariaThis article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students.Este artigo tem como objetivo discutir o conceito e reflexos da evasão escolar no Ensino Médio público na educação e prática escolar. Para tanto, utilizou-se a análise da literatura e o conteúdo de entrevistas realizadas com vinte e seis educadores de quatro escolas estaduais no município de Guarapuava/PR. A metodologia para levantamento de dados foi o estudo de caso, analisados pelo viés das representações sociais dos sujeitos envolvidos, tendo como pano de fundo o método materialista histórico. Recortou-se para a discussão, as respostas relacionadas às definições de evasão dos entrevistados, suas percepções dos reflexos da evasão na comunidade escolar e as ações realizadas para combater a evasão. Por fim, foi possível perceber que os discursos desenvolvidos sobre a evasão são diversos e refletem as ideologias que atravessam a escola, também foi possível perceber os avanços em relação às políticas públicas para a juventude que precisam ser discutidas para garantir o acesso e permanência de todos os estudantes à escola.Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto y los efectos del abandono escolar en la escuela secundaria pública sobre la educación y la práctica escolar, utilizando el análisis de la literatura y el contenido de entrevistas realizadas a veintiséis educadores de cuatro escuelas públicas del municipio de Guarapuava/PR. La metodología para la recolección de datos fue el estudio de caso, analizado desde la perspectiva de las representaciones sociales de los sujetos pesquisados, en el contexto del método histórico materialista.. Se seleccionaron para la discusión las respuestas relacionadas con las definiciones de abandono escolar de los entrevistados, sus percepciones sobre los efectos desta en la comunidad escolar y las acciones tomadas para combatir la misma. Finalmente, fue posible notar que los discursos desarrollados sobre la deserción son diversos y reflejan las ideologías que permean la escuela, también se pudo notar los avances en relación a las políticas públicas para la juventud que necesitan ser discutidas para asegurar el acceso y permanencia. de todos los estudiantes a la escuela.Revista Labor2022-05-04T12:09:13Z2022-05-04T12:09:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480Melo, Alessandro dePeplinski, Emanuellyinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65480Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:24.773634Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso Reflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores: un estudio de caso Reflections on high school dropout from the standpoint of educators: a case study |
title |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
spellingShingle |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso Melo, Alessandro de Evasão escolar Ensino médio School dropout High school Abandono escolar Escuela secundaria |
title_short |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
title_full |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
title_fullStr |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
title_sort |
Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso |
author |
Melo, Alessandro de |
author_facet |
Melo, Alessandro de Peplinski, Emanuelly |
author_role |
author |
author2 |
Peplinski, Emanuelly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Alessandro de Peplinski, Emanuelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar Ensino médio School dropout High school Abandono escolar Escuela secundaria |
topic |
Evasão escolar Ensino médio School dropout High school Abandono escolar Escuela secundaria |
description |
This article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-04T12:09:13Z 2022-05-04T12:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021. 1983-5000 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480 |
identifier_str_mv |
MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021. 1983-5000 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028754857918464 |