Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Alessandro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peplinski, Emanuelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480
Resumo: This article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students.
id UFC-7_a174790c01819ef0d96871e559d817a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65480
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de casoReflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores: un estudio de casoReflections on high school dropout from the standpoint of educators: a case studyEvasão escolarEnsino médioSchool dropoutHigh schoolAbandono escolarEscuela secundariaThis article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students.Este artigo tem como objetivo discutir o conceito e reflexos da evasão escolar no Ensino Médio público na educação e prática escolar. Para tanto, utilizou-se a análise da literatura e o conteúdo de entrevistas realizadas com vinte e seis educadores de quatro escolas estaduais no município de Guarapuava/PR. A metodologia para levantamento de dados foi o estudo de caso, analisados pelo viés das representações sociais dos sujeitos envolvidos, tendo como pano de fundo o método materialista histórico. Recortou-se para a discussão, as respostas relacionadas às definições de evasão dos entrevistados, suas percepções dos reflexos da evasão na comunidade escolar e as ações realizadas para combater a evasão. Por fim, foi possível perceber que os discursos desenvolvidos sobre a evasão são diversos e refletem as ideologias que atravessam a escola, também foi possível perceber os avanços em relação às políticas públicas para a juventude que precisam ser discutidas para garantir o acesso e permanência de todos os estudantes à escola.Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto y los efectos del abandono escolar en la escuela secundaria pública sobre la educación y la práctica escolar, utilizando el análisis de la literatura y el contenido de entrevistas realizadas a veintiséis educadores de cuatro escuelas públicas del municipio de Guarapuava/PR. La metodología para la recolección de datos fue el estudio de caso, analizado desde la perspectiva de las representaciones sociales de los sujetos pesquisados, en el contexto del método histórico materialista.. Se seleccionaron para la discusión las respuestas relacionadas con las definiciones de abandono escolar de los entrevistados, sus percepciones sobre los efectos desta en la comunidad escolar y las acciones tomadas para combatir la misma. Finalmente, fue posible notar que los discursos desarrollados sobre la deserción son diversos y reflejan las ideologías que permean la escuela, también se pudo notar los avances en relación a las políticas públicas para la juventud que necesitan ser discutidas para asegurar el acceso y permanencia. de todos los estudiantes a la escuela.Revista Labor2022-05-04T12:09:13Z2022-05-04T12:09:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480Melo, Alessandro dePeplinski, Emanuellyinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65480Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:24.773634Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
Reflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores: un estudio de caso
Reflections on high school dropout from the standpoint of educators: a case study
title Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
spellingShingle Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
Melo, Alessandro de
Evasão escolar
Ensino médio
School dropout
High school
Abandono escolar
Escuela secundaria
title_short Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
title_full Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
title_fullStr Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
title_full_unstemmed Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
title_sort Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
author Melo, Alessandro de
author_facet Melo, Alessandro de
Peplinski, Emanuelly
author_role author
author2 Peplinski, Emanuelly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Alessandro de
Peplinski, Emanuelly
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Ensino médio
School dropout
High school
Abandono escolar
Escuela secundaria
topic Evasão escolar
Ensino médio
School dropout
High school
Abandono escolar
Escuela secundaria
description This article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-04T12:09:13Z
2022-05-04T12:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021.
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480
identifier_str_mv MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021.
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028754857918464