Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komoto, Marcio Hidenobu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43642
Resumo: Brazil has been undergoing constant changes in the economic scenario, directly affecting the Brazilian market and especially micro and small companies. These changes and instabilities usually bring a high mortality rate of the organizations, so that this does not occur, managers are seeking means for the survival of their companies. This work aimed to elaborate a methodology for the creation of a new innovative business model that will help the organization grow and survive in the Brazilian market. We used the Thinking Design mentality, which encourages the creative process and the generation of ideas, and the Business Model Canvas tool, a resource that helps business management. Among the results of the study, we obtained insight cards that supported the creation of ideas; later, prototypes of business models were elaborated from these ideas, which were analyzed and studied through a SWOT matrix, having as conclusion and main result the creation of a new business model for the company studied in this work.
id UFC-7_a33743eace3506c9e3f0a9a41e237a1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43642
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetasModelo de NegóciosDesign ThinkingBusiness Model CanvasBrazil has been undergoing constant changes in the economic scenario, directly affecting the Brazilian market and especially micro and small companies. These changes and instabilities usually bring a high mortality rate of the organizations, so that this does not occur, managers are seeking means for the survival of their companies. This work aimed to elaborate a methodology for the creation of a new innovative business model that will help the organization grow and survive in the Brazilian market. We used the Thinking Design mentality, which encourages the creative process and the generation of ideas, and the Business Model Canvas tool, a resource that helps business management. Among the results of the study, we obtained insight cards that supported the creation of ideas; later, prototypes of business models were elaborated from these ideas, which were analyzed and studied through a SWOT matrix, having as conclusion and main result the creation of a new business model for the company studied in this work.O Brasil vem sofrendo constantes mudanças no cenário econômico, afetando diretamente o mercado brasileiro e principalmente as micro e pequenas empresas. Estas mudanças e instabilidades costumam trazer uma alta taxa de mortalidade das organizações, para que isso não ocorra, os gestores estão buscando meios para a sobrevivência de suas empresas. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma metodologia para a criação de um novo modelo de negócios inovador que auxilie o crescimento e sobrevivência da organização no mercado brasileiro. Foram utilizados a mentalidade do Design Thinking, que incentiva o processo criativo e de geração de ideias, e a ferramenta Business Model Canvas, um recurso que auxilia a gestão empresarial. Dentre os resultados do estudo, foram obtidos cartões de insights que apoiaram a criação de ideias, posteriormente, protótipos de modelos de negócios foram elaborados a partir destas ideias, que foram analisadas e estudadas através de uma matriz SWOT, tendo como conclusão e principal resultado a criação de um novo modelo de negócios para a empresa estudada neste trabalho.Mâsih, Rogério TeixeiraKomoto, Marcio Hidenobu2019-07-15T22:22:11Z2019-07-15T22:22:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKOMOTO, Marcio Hidenobu. Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43642porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-15T22:22:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43642Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:42.068463Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
title Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
spellingShingle Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
Komoto, Marcio Hidenobu
Modelo de Negócios
Design Thinking
Business Model Canvas
title_short Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
title_full Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
title_fullStr Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
title_sort Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas
author Komoto, Marcio Hidenobu
author_facet Komoto, Marcio Hidenobu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mâsih, Rogério Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Komoto, Marcio Hidenobu
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de Negócios
Design Thinking
Business Model Canvas
topic Modelo de Negócios
Design Thinking
Business Model Canvas
description Brazil has been undergoing constant changes in the economic scenario, directly affecting the Brazilian market and especially micro and small companies. These changes and instabilities usually bring a high mortality rate of the organizations, so that this does not occur, managers are seeking means for the survival of their companies. This work aimed to elaborate a methodology for the creation of a new innovative business model that will help the organization grow and survive in the Brazilian market. We used the Thinking Design mentality, which encourages the creative process and the generation of ideas, and the Business Model Canvas tool, a resource that helps business management. Among the results of the study, we obtained insight cards that supported the creation of ideas; later, prototypes of business models were elaborated from these ideas, which were analyzed and studied through a SWOT matrix, having as conclusion and main result the creation of a new business model for the company studied in this work.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15T22:22:11Z
2019-07-15T22:22:11Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOMOTO, Marcio Hidenobu. Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43642
identifier_str_mv KOMOTO, Marcio Hidenobu. Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028949102428160