Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401 |
Resumo: | Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...] |
id |
UFC-7_a338f9cedd151e36f0268cdcbd3de7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43401 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.Crítica da EducaçãoCurrículoEscolarizaçãoTeoria Crítica da CulturaGiroux, Henry, 1943-Educador - Estados UnidosInfluência do ProfessorEsta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]Edições UFC2019-07-04T18:11:37Z2019-07-04T18:11:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.978 85 7282 585 6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401Moita, Aline Maria Loureiro MunizHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-04T18:11:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:59.218090Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
title |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
spellingShingle |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. Moita, Aline Maria Loureiro Muniz Crítica da Educação Currículo Escolarização Teoria Crítica da Cultura Giroux, Henry, 1943- Educador - Estados Unidos Influência do Professor |
title_short |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
title_full |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
title_fullStr |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
title_full_unstemmed |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
title_sort |
Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
author |
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz |
author_facet |
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica da Educação Currículo Escolarização Teoria Crítica da Cultura Giroux, Henry, 1943- Educador - Estados Unidos Influência do Professor |
topic |
Crítica da Educação Currículo Escolarização Teoria Crítica da Cultura Giroux, Henry, 1943- Educador - Estados Unidos Influência do Professor |
description |
Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-07-04T18:11:37Z 2019-07-04T18:11:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59. 978 85 7282 585 6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401 |
identifier_str_mv |
MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59. 978 85 7282 585 6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028891614248960 |