Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
Resumo: Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]
id UFC-7_a338f9cedd151e36f0268cdcbd3de7d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43401
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.Crítica da EducaçãoCurrículoEscolarizaçãoTeoria Crítica da CulturaGiroux, Henry, 1943-Educador - Estados UnidosInfluência do ProfessorEsta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]Edições UFC2019-07-04T18:11:37Z2019-07-04T18:11:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.978 85 7282 585 6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401Moita, Aline Maria Loureiro MunizHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-04T18:11:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:59.218090Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
title Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
spellingShingle Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Crítica da Educação
Currículo
Escolarização
Teoria Crítica da Cultura
Giroux, Henry, 1943-
Educador - Estados Unidos
Influência do Professor
title_short Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
title_full Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
title_fullStr Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
title_full_unstemmed Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
title_sort Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
author Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
author_facet Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica da Educação
Currículo
Escolarização
Teoria Crítica da Cultura
Giroux, Henry, 1943-
Educador - Estados Unidos
Influência do Professor
topic Crítica da Educação
Currículo
Escolarização
Teoria Crítica da Cultura
Giroux, Henry, 1943-
Educador - Estados Unidos
Influência do Professor
description Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-07-04T18:11:37Z
2019-07-04T18:11:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.
978 85 7282 585 6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
identifier_str_mv MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.
978 85 7282 585 6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028891614248960