Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32209 |
Resumo: | MENEZES, Anderson de Alencar; ANDRADE NETO, Virgílio. Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 19, p. 139-150, jan./jun. 2018. |
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Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen HabermasCommunicative reason and public sphere: philosophical and educational aspects in the optics of Jurgen HabermasHabermasEducacionalRazão comunicativaCommunicative reasonMENEZES, Anderson de Alencar; ANDRADE NETO, Virgílio. Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 19, p. 139-150, jan./jun. 2018.The educational environment undergoes constant changes and in it are present the interactions of the world of life and the various possibilities of reason. Habermas defines that the horizon of modernity is shifting and we live in a post-metaphysical world. Therefore, reason must unveil the other language and thus find a way to communicative reason. In this sense, the educational environment becomes the ideal place for argumentative experiences that need a procedural basis for its full effectiveness, which will make an enormous contribution to current pedagogical practices. Thus, rethinking communicative action in the educational context becomes, besides a challenge, a way of proposing responses to the neuroses and confronting the colonizing threats of capital, so that the interaction between people drains into intersubjective mediations in the school environment, with interactions communicative in the formation of new understandings, which is a crucial task in re-reading the paradoxes of education.O ambiente educacional passa por constantes mudanças e nele estão presentes as interações do mundo da vida e as várias possibilidades da razão. Habermas define que o horizonte da modernidade está se deslocando e vivemos num mundo pós-metafísico. Logo, a razão precisa descortinar o outro que é a linguagem e assim reencontrar um caminho para a razão comunicativa. Nesse sentido, o ambiente educativo, passa a ser o local ideal para as experiências argumentativas que necessitam de uma base procedimental para sua plena efetivação, que possibilitará uma enorme contribuição nas práticas pedagógicas atuais. Assim, repensar a ação comunicativa no contexto educativo passa a ser, além de um desafio, uma forma de propor respostas às neuroses e enfrentamento às ameaças colonizadoras do capital, para que a interação entre pessoas desague em mediações intersubjetivas no ambiente da escola, com interações comunicativas na formação de novos entendimentos, que é tarefa crucial na releitura dos paradoxos da educação.Argumentos Revista de Filosofia2018-05-23T18:38:12Z2018-05-23T18:38:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMenezes, A. A.; Andrade Neto, V. (2018)1984-4255 (online)1984-4247 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32209Menezes, Anderson de AlencarAndrade Neto, Virgílioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-23T18:38:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32209Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:45.079991Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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