Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Feijão, Daniel Átila, Aguiar, Edilany Moreira Amâncio, Cunha, Moisés Gomes de Holanda, Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.
id UFC-7_a4252bbd62a7320c9459b8b75a0074f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45348
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportesProblem Base LearnigPlanejamento urbanoTransportesTradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.Universidade Federal do Ceará2019-09-02T13:48:01Z2019-09-02T13:48:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348Nóbrega, Úrsula Priscyla SantanaFeijão, Daniel ÁtilaAguiar, Edilany Moreira AmâncioCunha, Moisés Gomes de HolandaCavalcante, Antonio Paulo de Hollandainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45348Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:30.013788Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
title Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
spellingShingle Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Problem Base Learnig
Planejamento urbano
Transportes
title_short Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
title_full Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
title_fullStr Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
title_full_unstemmed Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
title_sort Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
author Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
author_facet Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Feijão, Daniel Átila
Aguiar, Edilany Moreira Amâncio
Cunha, Moisés Gomes de Holanda
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author_role author
author2 Feijão, Daniel Átila
Aguiar, Edilany Moreira Amâncio
Cunha, Moisés Gomes de Holanda
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Feijão, Daniel Átila
Aguiar, Edilany Moreira Amâncio
Cunha, Moisés Gomes de Holanda
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
dc.subject.por.fl_str_mv Problem Base Learnig
Planejamento urbano
Transportes
topic Problem Base Learnig
Planejamento urbano
Transportes
description Tradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-02T13:48:01Z
2019-09-02T13:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
identifier_str_mv NÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028927644368896