METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegranci, Pâmela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Segato, Gleici Filipetto, Prevedello, Alexandra Secreti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911
Resumo: A formação dos profissionais médicos exige gradativamente, transformações e mudanças em sua metodologia, com a finalidade de oferecer ao Sistema Único de Saúde, profissionais éticos, políticos, autônomos, humanistas, sensíveis e capazes de compreender o ser humano como um todo, que age de forma preventiva, humanizada, e não só curativa, como priorizavam os métodos tradicionais. As metodologias ativas surgiram com o intuito de formar estes profissionais. Neste processo de aprendizagem, que coloca o aluno no centro da sua busca por conhecimento, a memorização repetitiva dá lugar a memorização compreensiva, com consequente aprendizado significativo. Neste artigo se analisará a atuação da metodologia ativa na graduação médica, com enfoque no Problem Based Learnig (PBL), e se refletirá a respeito do ponto de vista dos discentes em relação às novas metodologias, assim como seu impacto na formação profissional.
id UNEMAT-5_bf0484ff82ae8fc03ad7fb8b3cb9a1ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3911
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURAmetodologias ativas de ensino- aprendizagemProblem Based Learnig (PBL)educação médica.A formação dos profissionais médicos exige gradativamente, transformações e mudanças em sua metodologia, com a finalidade de oferecer ao Sistema Único de Saúde, profissionais éticos, políticos, autônomos, humanistas, sensíveis e capazes de compreender o ser humano como um todo, que age de forma preventiva, humanizada, e não só curativa, como priorizavam os métodos tradicionais. As metodologias ativas surgiram com o intuito de formar estes profissionais. Neste processo de aprendizagem, que coloca o aluno no centro da sua busca por conhecimento, a memorização repetitiva dá lugar a memorização compreensiva, com consequente aprendizado significativo. Neste artigo se analisará a atuação da metodologia ativa na graduação médica, com enfoque no Problem Based Learnig (PBL), e se refletirá a respeito do ponto de vista dos discentes em relação às novas metodologias, assim como seu impacto na formação profissional.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 99-1122178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911/3104Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlegranci, PâmelaSegato, Gleici FilipettoPrevedello, Alexandra Secreti2020-07-25T11:53:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3911Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T11:53:06Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
title METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
spellingShingle METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
Alegranci, Pâmela
metodologias ativas de ensino- aprendizagem
Problem Based Learnig (PBL)
educação médica.
title_short METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
title_full METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
title_fullStr METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
title_full_unstemmed METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
title_sort METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA
author Alegranci, Pâmela
author_facet Alegranci, Pâmela
Segato, Gleici Filipetto
Prevedello, Alexandra Secreti
author_role author
author2 Segato, Gleici Filipetto
Prevedello, Alexandra Secreti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegranci, Pâmela
Segato, Gleici Filipetto
Prevedello, Alexandra Secreti
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas de ensino- aprendizagem
Problem Based Learnig (PBL)
educação médica.
topic metodologias ativas de ensino- aprendizagem
Problem Based Learnig (PBL)
educação médica.
description A formação dos profissionais médicos exige gradativamente, transformações e mudanças em sua metodologia, com a finalidade de oferecer ao Sistema Único de Saúde, profissionais éticos, políticos, autônomos, humanistas, sensíveis e capazes de compreender o ser humano como um todo, que age de forma preventiva, humanizada, e não só curativa, como priorizavam os métodos tradicionais. As metodologias ativas surgiram com o intuito de formar estes profissionais. Neste processo de aprendizagem, que coloca o aluno no centro da sua busca por conhecimento, a memorização repetitiva dá lugar a memorização compreensiva, com consequente aprendizado significativo. Neste artigo se analisará a atuação da metodologia ativa na graduação médica, com enfoque no Problem Based Learnig (PBL), e se refletirá a respeito do ponto de vista dos discentes em relação às novas metodologias, assim como seu impacto na formação profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911/3104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 99-112
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459943899136