Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123 |
Resumo: | A pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência |
id |
UFC-7_a532975e4dd189c83c58346c8237186b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48123 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinarMEMORIAEDUCACAONARRATIVAA pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência2019-12-04T15:01:22Z2019-12-04T15:01:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123Santos, Antonio Jose Silva dosAndrade, Francisco Ari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:15:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:18.816124Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
title |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
spellingShingle |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar Santos, Antonio Jose Silva dos MEMORIA EDUCACAO NARRATIVA |
title_short |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
title_full |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
title_fullStr |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
title_full_unstemmed |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
title_sort |
Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar |
author |
Santos, Antonio Jose Silva dos |
author_facet |
Santos, Antonio Jose Silva dos Andrade, Francisco Ari de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Francisco Ari de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Antonio Jose Silva dos Andrade, Francisco Ari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MEMORIA EDUCACAO NARRATIVA |
topic |
MEMORIA EDUCACAO NARRATIVA |
description |
A pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-04T15:01:22Z 2019-12-04T15:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028959212797952 |