Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Jose Silva dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Francisco Ari de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123
Resumo: A pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência
id UFC-7_a532975e4dd189c83c58346c8237186b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48123
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinarMEMORIAEDUCACAONARRATIVAA pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência2019-12-04T15:01:22Z2019-12-04T15:01:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123Santos, Antonio Jose Silva dosAndrade, Francisco Ari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:15:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:18.816124Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
title Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
spellingShingle Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
Santos, Antonio Jose Silva dos
MEMORIA
EDUCACAO
NARRATIVA
title_short Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
title_full Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
title_fullStr Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
title_full_unstemmed Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
title_sort Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar
author Santos, Antonio Jose Silva dos
author_facet Santos, Antonio Jose Silva dos
Andrade, Francisco Ari de
author_role author
author2 Andrade, Francisco Ari de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio Jose Silva dos
Andrade, Francisco Ari de
dc.subject.por.fl_str_mv MEMORIA
EDUCACAO
NARRATIVA
topic MEMORIA
EDUCACAO
NARRATIVA
description A pesquisa realizada surgiu com o propósito de elaborar o significado histórico da docência na Educação Básica com a matéria prima advinda das narrativas de professoras aposentadas, demonstrado por meio da memória e dos relatos da experiência escolar, individual e coletiva, na escola pública do Estado do Ceará. O referido trabalho foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva com procedimento em atividade de campo. O lócus da pesquisa foi a residência das docentes em diferentes municípios do Ceará, a saber: Maracanaú e Maranguape; Moraújo; e Fortaleza, representando, respectivamente, a área metropolitana, rural e urbana com o seu contingente populacional. O referencial teórico-metodológico teve como eixo norteador o trabalho “Memória e sociedade: lembrança de velhos” de Ecléa Bosi (2009) e a concepção de Antonio Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas na obra “Vida de professores”. A esse aporte teórico-metodológico acrescentou-se as obras de Charlot (2013), Le Goff (2003) e Saviani (2009). Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de vida de quem se dedicou à docência na educação básica, a fim de aproximar neste processo evolutivo, particularmente a profissão docente às bases de entendimento das novas gerações que decidem pelo magistério como profissão no Brasil. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca do tema de memória e autobiografia; investigação e entrevistas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaborou-se o texto narrativo sobre a história de cada uma dos protagonistas, a partir de um trabalho de análise, identificação, revisão e catalogação das narrativas. Com todo o exposto, elaborou-se um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência, sendo possível, então, a construção, a identificação e a reflexão sobre o significado histórico da docência
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-04T15:01:22Z
2019-12-04T15:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123
identifier_str_mv SANTOS, Antonio Jose Silva dos; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028959212797952