Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Alexandra Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124
Resumo: O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.
id UECE-1_6540969602327b0319c3b79f0c9ddbdb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/124
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteirezaFormaçãoNarrativasMemóriaInteirezaeducaçãoO presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12410.25053/edufor.v2i4.1933Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 72-862448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124/107Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Penahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPena, Alexandra Coelho2023-06-29T12:04:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/124Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:13Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
title Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
spellingShingle Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
Pena, Alexandra Coelho
Formação
Narrativas
Memória
Inteireza
educação
title_short Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
title_full Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
title_fullStr Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
title_full_unstemmed Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
title_sort Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
author Pena, Alexandra Coelho
author_facet Pena, Alexandra Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Alexandra Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Narrativas
Memória
Inteireza
educação
topic Formação
Narrativas
Memória
Inteireza
educação
description O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124
10.25053/edufor.v2i4.1933
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Pena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Pena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 72-86
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442984001536