Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 |
Resumo: | O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo. |
id |
UECE-1_6540969602327b0319c3b79f0c9ddbdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/124 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteirezaFormaçãoNarrativasMemóriaInteirezaeducaçãoO presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12410.25053/edufor.v2i4.1933Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 72-86Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 72-862448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124/107Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Penahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPena, Alexandra Coelho2023-06-29T12:04:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/124Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:13Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
title |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
spellingShingle |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza Pena, Alexandra Coelho Formação Narrativas Memória Inteireza educação |
title_short |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
title_full |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
title_fullStr |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
title_sort |
Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza |
author |
Pena, Alexandra Coelho |
author_facet |
Pena, Alexandra Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pena, Alexandra Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Narrativas Memória Inteireza educação |
topic |
Formação Narrativas Memória Inteireza educação |
description |
O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 10.25053/edufor.v2i4.1933 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i4.1933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124/107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Pena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Pena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86 Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 72-86 Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 72-86 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329442984001536 |