Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Diana Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574
Resumo: GUIMARÃES, Diana Ribeiro. Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 208-227, jan./jul. 2012.
id UFC-7_a63d871831865c63fd9ae71bb2e880b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23574
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembroMemória LiteráriaPráticas letradasEstratégias para o ensino de leituraLiterary MemoryGUIMARÃES, Diana Ribeiro. Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 208-227, jan./jul. 2012.Anchored in theoretical perspective of the Applied Linguistics, this article has the objective to investigate what strategies didactic and discursive are suggested approach to teaching reading in the Book of Professor Se bem me lembro for teachers enrolled in the Portuguese Language Olympiad in year 2010. This research is descriptive-interpretive, of qualitative nature whose data were collected in booklet collections of memoirs, which is part of the material intended for educators enrolled in the second edition of the Portuguese Language Olympics in the year 2010, available at: <http://escrevendo.cenpec.org.br / ecf>. The results show that the didactic and discursive strategies, suggested by the authors of the Book of Professor’s approach to teaching reading, collaborate to form an active reader capable of connecting ideas, conclude, deduce, create hypotheses from the explicit and implicit information in the written text and appropriating the linguistic and discursive features of the genre Literary Memory, from the analysis of copies of the genre. In addition, they contribute in some way, to the process of literacy that is done by means of literary texts.Ancorado na perspectiva teórica da Linguística Aplicada, este artigo tem como objetivo investigar que estratégias didático-discursivas são sugeridas para a abordagem do ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro, destinado aos educadores inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados no livro de coletâneas de memórias, o qual faz parte do material destinado aos educadores inscritos na 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010, disponível no site: <http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf>. Os resultados obtidos mostram que as estratégias didático-discursivas, sugeridas pelos autores do Caderno do Professor para a abordagem do ensino de leitura, colaboram para a formação de um leitor ativo capaz de conectar ideias, concluir, deduzir, criar hipóteses a partir das informações explícitas e implícitas no texto escrito e apropriar-se das características linguístico-discursivas do gênero Memória Literária, a partir da análise de exemplares do gênero. Além disso, elas contribuem, de alguma forma, para o processo de letramento que se faz via textos literários.Revista Entrepalavras2017-06-26T11:20:37Z2017-06-26T11:20:37Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGuimarães, D. R. (2012)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574Guimarães, Diana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:36:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23574Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:33.695990Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
title Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
spellingShingle Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
Guimarães, Diana Ribeiro
Memória Literária
Práticas letradas
Estratégias para o ensino de leitura
Literary Memory
title_short Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
title_full Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
title_fullStr Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
title_full_unstemmed Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
title_sort Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro
author Guimarães, Diana Ribeiro
author_facet Guimarães, Diana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Diana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Memória Literária
Práticas letradas
Estratégias para o ensino de leitura
Literary Memory
topic Memória Literária
Práticas letradas
Estratégias para o ensino de leitura
Literary Memory
description GUIMARÃES, Diana Ribeiro. Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 208-227, jan./jul. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-06-26T11:20:37Z
2017-06-26T11:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Guimarães, D. R. (2012)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574
identifier_str_mv Guimarães, D. R. (2012)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028770049687552