Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168 |
Resumo: | BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102. |
id |
UFC-7_a6aae81082582f3fca9514e973d84fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36168 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricularEnsino MédioAvaliação CurricularCurrículo integradoHigh schoolCurricular evaluationCurriculum integratedBENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.This article was produced through the research for the doctoral thesis The High School Integrated Curriculum: from intention to implementation, held from 2007 to 2011, which, among other goals, to introduce a system of evaluation for high school Integrated curricula-EMI. The methodology used for your development was qualitative nature and the method adopted was the case study, consisting of three high school public schools. The results of empirical research and the structuring of this article enabled bibliographic, which contains the technical and pedagogical aspects and socio-political to the curricular evaluation in this model of offer. The curricular evaluation should be understood as continuous and collegiate, because a curriculum that discharge evaluation, they guard and fruitful issues that do not “want” to be solved and let his subjects and their contexts hostages of this alienation.Este artigo foi produzido mediante a pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, realizada de 2007 a 2011, que, entre outros objetivos, se propõe a apresentar uma sistemática de avaliação para os currículos de EMI. A metodologia usada para seu desenvolvimento foi a de natureza qualitativa e o método adotado foi o estudo de caso, composto por três escolas públicas de ensino médio. Os resultados da pesquisa empírica e bibliográfica possibilitaram a estruturação desse artigo, que contém as vertentes técnico-pedagógicas e políticosociais para a avaliação curricular nesse modelo de oferta. A avaliação curricular deve ser compreendida como contínua e colegiada, pois um currículo que dispensa a avaliação guarda e fecunda problemas que não “querem” ser resolvidos e deixa seus sujeitos e seus contextos reféns dessa alienação.Edições UFC2018-10-03T13:12:09Z2018-10-03T13:12:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBenfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168Benfatti, Xênia DiógenesVitorino, Grace TroccoliCarvalho, Alanna Oliveira Pereiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:09.088006Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
title |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
spellingShingle |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular Benfatti, Xênia Diógenes Ensino Médio Avaliação Curricular Currículo integrado High school Curricular evaluation Curriculum integrated |
title_short |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
title_full |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
title_fullStr |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
title_full_unstemmed |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
title_sort |
Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular |
author |
Benfatti, Xênia Diógenes |
author_facet |
Benfatti, Xênia Diógenes Vitorino, Grace Troccoli Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Vitorino, Grace Troccoli Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benfatti, Xênia Diógenes Vitorino, Grace Troccoli Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Avaliação Curricular Currículo integrado High school Curricular evaluation Curriculum integrated |
topic |
Ensino Médio Avaliação Curricular Currículo integrado High school Curricular evaluation Curriculum integrated |
description |
BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-03T13:12:09Z 2018-10-03T13:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Benfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016) 978 85 8126 158 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168 |
identifier_str_mv |
Benfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016) 978 85 8126 158 4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028912668606464 |