Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benfatti, Xênia Diógenes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vitorino, Grace Troccoli, Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168
Resumo: BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.
id UFC-7_a6aae81082582f3fca9514e973d84fd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36168
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricularEnsino MédioAvaliação CurricularCurrículo integradoHigh schoolCurricular evaluationCurriculum integratedBENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.This article was produced through the research for the doctoral thesis The High School Integrated Curriculum: from intention to implementation, held from 2007 to 2011, which, among other goals, to introduce a system of evaluation for high school Integrated curricula-EMI. The methodology used for your development was qualitative nature and the method adopted was the case study, consisting of three high school public schools. The results of empirical research and the structuring of this article enabled bibliographic, which contains the technical and pedagogical aspects and socio-political to the curricular evaluation in this model of offer. The curricular evaluation should be understood as continuous and collegiate, because a curriculum that discharge evaluation, they guard and fruitful issues that do not “want” to be solved and let his subjects and their contexts hostages of this alienation.Este artigo foi produzido mediante a pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, realizada de 2007 a 2011, que, entre outros objetivos, se propõe a apresentar uma sistemática de avaliação para os currículos de EMI. A metodologia usada para seu desenvolvimento foi a de natureza qualitativa e o método adotado foi o estudo de caso, composto por três escolas públicas de ensino médio. Os resultados da pesquisa empírica e bibliográfica possibilitaram a estruturação desse artigo, que contém as vertentes técnico-pedagógicas e políticosociais para a avaliação curricular nesse modelo de oferta. A avaliação curricular deve ser compreendida como contínua e colegiada, pois um currículo que dispensa a avaliação guarda e fecunda problemas que não “querem” ser resolvidos e deixa seus sujeitos e seus contextos reféns dessa alienação.Edições UFC2018-10-03T13:12:09Z2018-10-03T13:12:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBenfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168Benfatti, Xênia DiógenesVitorino, Grace TroccoliCarvalho, Alanna Oliveira Pereiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:09.088006Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
title Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
spellingShingle Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
Benfatti, Xênia Diógenes
Ensino Médio
Avaliação Curricular
Currículo integrado
High school
Curricular evaluation
Curriculum integrated
title_short Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
title_full Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
title_fullStr Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
title_full_unstemmed Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
title_sort Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
author Benfatti, Xênia Diógenes
author_facet Benfatti, Xênia Diógenes
Vitorino, Grace Troccoli
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
author_role author
author2 Vitorino, Grace Troccoli
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benfatti, Xênia Diógenes
Vitorino, Grace Troccoli
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Avaliação Curricular
Currículo integrado
High school
Curricular evaluation
Curriculum integrated
topic Ensino Médio
Avaliação Curricular
Currículo integrado
High school
Curricular evaluation
Curriculum integrated
description BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T13:12:09Z
2018-10-03T13:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Benfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168
identifier_str_mv Benfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028912668606464