PRONERA: perspectivas históricas da educação do Campo na Paraíba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39188 |
Resumo: | O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado a partir das pressões durante o encontro de educadores da Reforma Agrária, ocorrido em julho de 1997, o I Encontro Nacional de Educação na Reforma Agrária (ENERA), promovido em parceria pelo Movimento dos Trabalhadores Sem – Terra (MST), pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade de Brasília (UNB) e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG). A estruturação do PRONERA surge quando o programa passa a ser uma política pública de educação envolvendo trabalhadores e trabalhadoras das áreas de Reforma Agrária. É um programa articulador de vários ministérios, diferentes esferas do governo e de instituições e movimentos sociais e sindicais de trabalhadores (as) rurais para qualificação educacional dos assentados da Reforma Agrária. Representa uma proposta que tem o caráter singular de ser uma política pública específica de Educação de Jovens e Adultos em áreas de reforma agrária, proposta pelo governo federal, como resposta a uma articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). [...] |
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PRONERA: perspectivas históricas da educação do Campo na ParaíbaPrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)Educação de Jovens e AdultosO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado a partir das pressões durante o encontro de educadores da Reforma Agrária, ocorrido em julho de 1997, o I Encontro Nacional de Educação na Reforma Agrária (ENERA), promovido em parceria pelo Movimento dos Trabalhadores Sem – Terra (MST), pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade de Brasília (UNB) e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG). A estruturação do PRONERA surge quando o programa passa a ser uma política pública de educação envolvendo trabalhadores e trabalhadoras das áreas de Reforma Agrária. É um programa articulador de vários ministérios, diferentes esferas do governo e de instituições e movimentos sociais e sindicais de trabalhadores (as) rurais para qualificação educacional dos assentados da Reforma Agrária. Representa uma proposta que tem o caráter singular de ser uma política pública específica de Educação de Jovens e Adultos em áreas de reforma agrária, proposta pelo governo federal, como resposta a uma articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). [...]2019-01-25T12:03:46Z2019-01-25T12:03:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROCHA, Camila dos Santos; ARAGÃO, Ana Paula Romão. PRONERA: perspectivas históricas da educação do Campo na Paraíba. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1003-1011.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39188Rocha, Camila dos SantosAragão, Ana Paula Romãoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:20.370102Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado a partir das pressões durante o encontro de educadores da Reforma Agrária, ocorrido em julho de 1997, o I Encontro Nacional de Educação na Reforma Agrária (ENERA), promovido em parceria pelo Movimento dos Trabalhadores Sem – Terra (MST), pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade de Brasília (UNB) e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG). A estruturação do PRONERA surge quando o programa passa a ser uma política pública de educação envolvendo trabalhadores e trabalhadoras das áreas de Reforma Agrária. É um programa articulador de vários ministérios, diferentes esferas do governo e de instituições e movimentos sociais e sindicais de trabalhadores (as) rurais para qualificação educacional dos assentados da Reforma Agrária. Representa uma proposta que tem o caráter singular de ser uma política pública específica de Educação de Jovens e Adultos em áreas de reforma agrária, proposta pelo governo federal, como resposta a uma articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). [...] |
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