PRONERA: perspectivas históricas da educação do Campo na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Camila dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aragão, Ana Paula Romão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39188
Resumo: O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado a partir das pressões durante o encontro de educadores da Reforma Agrária, ocorrido em julho de 1997, o I Encontro Nacional de Educação na Reforma Agrária (ENERA), promovido em parceria pelo Movimento dos Trabalhadores Sem – Terra (MST), pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade de Brasília (UNB) e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG). A estruturação do PRONERA surge quando o programa passa a ser uma política pública de educação envolvendo trabalhadores e trabalhadoras das áreas de Reforma Agrária. É um programa articulador de vários ministérios, diferentes esferas do governo e de instituições e movimentos sociais e sindicais de trabalhadores (as) rurais para qualificação educacional dos assentados da Reforma Agrária. Representa uma proposta que tem o caráter singular de ser uma política pública específica de Educação de Jovens e Adultos em áreas de reforma agrária, proposta pelo governo federal, como resposta a uma articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). [...]
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