A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sebastião Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609
Resumo: This paper, created in an epistolary way, aims to propose a debate on the letter, as a source of memory and formation of ourselves. The ideas came from my own pedagogical practice in Education on Federal University of Tocantins. The paper was based on the studies of Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) and Soares (2019). I have found in the production of the letters analyzed the opportunity to investigate, under (self) bibliographies, elements able to promote the teacher’s formation, that means, an experiential learning connected with the past, present and future.
id UFC-7_a76edaa2a73e713c33fed949f8bf70a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65609
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19La carta personal en la formación de profesores: “encuentros” (auto)biográficos en tiempos de pandemia de covid-19The personal letter in teachers’ formation: (self)bibliographical “meetings” in covid-19 pandemicCarta pessoal(Auto)biografiasPandemia de Covid-19Personal letterCovid-19 pandemicCarta personalThis paper, created in an epistolary way, aims to propose a debate on the letter, as a source of memory and formation of ourselves. The ideas came from my own pedagogical practice in Education on Federal University of Tocantins. The paper was based on the studies of Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) and Soares (2019). I have found in the production of the letters analyzed the opportunity to investigate, under (self) bibliographies, elements able to promote the teacher’s formation, that means, an experiential learning connected with the past, present and future.Este trabalho, elaborado no formato epistolar, tem como objetivo propor uma re- flexão sobre a carta como fonte de memória e formação de si. As ideias partiram da minha prática pedagógica no curso de licenciatura Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho foi embasado a partir dos estudos de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory- Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) e Soares (2019). Encontrei, na produção das cartas anali - sadas, a oportunidade de adentrar, à luz das (auto)biografias, elementos capazes de promover a formação do professor, ou seja, uma aprendizagem experiencial articulada no passado, no presente e no futuro.Este trabajo, elaborado en el formato epistolar, tiene como objetivo proponer una reflexión sobre la carta, como fuente de memoria y autoformación. Las ideas surgieron de mi práctica docente en la carrera de Educación del Campo en la Universidad Federal de Tocantins. El trabajo se basó en los estudios de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) y Soares (2019). En la producción de cartas analizadas encontré la oportunidad de ingresar, a la luz de las (autor)biografías, elementos capaces de promover la formación del profesor, es decir, un aprendizaje vivencial articulado en el pasado, presente y futuro.2022-05-06T14:49:57Z2022-05-06T14:49:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Sebastião Silva. A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 29-45, set./dez. 2021.2526-0847http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609Soares, Sebastião Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:16:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65609Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:38.439488Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
La carta personal en la formación de profesores: “encuentros” (auto)biográficos en tiempos de pandemia de covid-19
The personal letter in teachers’ formation: (self)bibliographical “meetings” in covid-19 pandemic
title A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
spellingShingle A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
Soares, Sebastião Silva
Carta pessoal
(Auto)biografias
Pandemia de Covid-19
Personal letter
Covid-19 pandemic
Carta personal
title_short A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
title_full A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
title_fullStr A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
title_sort A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19
author Soares, Sebastião Silva
author_facet Soares, Sebastião Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sebastião Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Carta pessoal
(Auto)biografias
Pandemia de Covid-19
Personal letter
Covid-19 pandemic
Carta personal
topic Carta pessoal
(Auto)biografias
Pandemia de Covid-19
Personal letter
Covid-19 pandemic
Carta personal
description This paper, created in an epistolary way, aims to propose a debate on the letter, as a source of memory and formation of ourselves. The ideas came from my own pedagogical practice in Education on Federal University of Tocantins. The paper was based on the studies of Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) and Soares (2019). I have found in the production of the letters analyzed the opportunity to investigate, under (self) bibliographies, elements able to promote the teacher’s formation, that means, an experiential learning connected with the past, present and future.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-06T14:49:57Z
2022-05-06T14:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Sebastião Silva. A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 29-45, set./dez. 2021.
2526-0847
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609
identifier_str_mv SOARES, Sebastião Silva. A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 29-45, set./dez. 2021.
2526-0847
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028928711819264