Cartas como dispositivo de formação: experiências de estagiários de música na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genz Gaulke, Tamar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15314
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre cartas redigidas por estagiários do Curso de Licenciatura em Música referentes às suas experiências, durante a pandemia da COVID-19, no ano 2021, em escolas de educação básica. Como ideia central da pesquisa, tomo as cartas como dispositivos de formação docente. Portanto o objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de construção das experiências docentes de estagiários de música por meio das cartas como dispositivo de formação. E como objetivos específicos busquei perceber o resgate da subjetividade na escrita das cartas; acessar o sensível por meio dos escritos presentes nas cartas; entender a construção e reconstrução das práticas docentes a partir da reflexividade; Além de conhecer o processo conexão entre alunos e professores estagiários no mundo virtual. As cartas funcionaram como dispositivo de formação e possibilitaram acessar o sensível por meio da escrita, valorizar e significar aquilo que pensam e levam da e para sua atuação. A construção da docência dos estagiários está atrelada à educação como um encontro e a relação de ensino e aprendizagem da música.
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spelling Cartas como dispositivo de formação: experiências de estagiários de música na pandemiaLETTERS AS A TRAINING DEVICE: CARTAS COMO DISPOSITIVO DE FORMACIÓN: Letters.Research (auto)biographical.Music interns.Pandemic.Cartas.Investigación (auto)biográfica.Profesores en prácticas de música.Pandemia.Cartas.Pesquisa (auto)biográfica.Estagiários de música.Pandemia.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre cartas redigidas por estagiários do Curso de Licenciatura em Música referentes às suas experiências, durante a pandemia da COVID-19, no ano 2021, em escolas de educação básica. Como ideia central da pesquisa, tomo as cartas como dispositivos de formação docente. Portanto o objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de construção das experiências docentes de estagiários de música por meio das cartas como dispositivo de formação. E como objetivos específicos busquei perceber o resgate da subjetividade na escrita das cartas; acessar o sensível por meio dos escritos presentes nas cartas; entender a construção e reconstrução das práticas docentes a partir da reflexividade; Além de conhecer o processo conexão entre alunos e professores estagiários no mundo virtual. As cartas funcionaram como dispositivo de formação e possibilitaram acessar o sensível por meio da escrita, valorizar e significar aquilo que pensam e levam da e para sua atuação. A construção da docência dos estagiários está atrelada à educação como um encontro e a relação de ensino e aprendizagem da música.This article presents the results of a research on letters written by trainees of the Degree Course in Music regarding their experiences, during the COVID-19 pandemic, in the year 2021, in elementary schools. As a central idea of the research, I take the letters as teaching training devices. Therefore the general objective of this research is to understand the process of construction of teaching experiences of music interns through letters as a training device. And as specific objectives I sought to understand the rescue of subjectivity in the writing of letters; access the sensitive through the writings present in the letters; understand the construction and reconstruction of teaching practices from reflexivity; In addition to knowing the connection process between students and trainee teachers in the virtual world. The letters worked as a training device and made it possible to access the sensitive through writing, value and mean what they think and take from and for their performance. The construction of teaching of music interns is linked to education as a meeting and the relationship of teaching and learning of music. Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre cartas redactadas por profesores en prácticas del Curso de Licenciatura en Música referentes a sus experiencias, durante la pandemia de COVID-19, en el año 2021, en escuelas de educación básica. Como idea central de la investigación, tomo las cartas como dispositivos de formación docente. Por lo tanto el objetivo general de esta investigación es comprender el proceso de construcción de las experiencias docentes de pasantes de música por medio de las cartas como dispositivo de formación. Y como objetivos específicos busqué percibir el rescate de la subjetividad en la escritura de las cartas; acceder al sensible por medio de los escritos presentes en las cartas; entender la construcción y reconstrucción de las prácticas docentes a partir de la reflexividad; Además de conocer el proceso de conexión entre estudiantes y profesores en prácticas en el mundo virtual. Las cartas funcionaron como dispositivo de formación y posibilitaron acceder al sensible por medio de la escritura, valorizar y significar aquello que piensan y llevan de y para su actuación. La construcción de la docencia de los profesores en prácticas está vinculada a la educación como un encuentro y la relación de enseñanza y aprendizaje de la música.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1531410.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p897-916Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 897-916REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 897-916Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 897-9162525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n22reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15314/10811Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessGenz Gaulke, Tamar2022-12-24T14:26:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/15314Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-12-24T14:26:34Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
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