Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000008r0q |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063 |
Resumo: | As organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...] |
id |
UFC-7_a782363bceaa8dbe854c12b2205a2afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44063 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016)ReligiãoAdesão religiosaJovens brasileirosEnsino médio públicoAs organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...]Revista de Ciências Sociais2019-07-24T21:04:08Z2019-07-24T21:04:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019.2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063ark:/83112/0013000008r0qLanza, FábioSilva, Ileizi Luciana FiorelliPatrocinio, Luis Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:29:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44063Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:32.714838Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
title |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
spellingShingle |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) Lanza, Fábio Religião Adesão religiosa Jovens brasileiros Ensino médio público |
title_short |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
title_full |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
title_fullStr |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
title_full_unstemmed |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
title_sort |
Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016) |
author |
Lanza, Fábio |
author_facet |
Lanza, Fábio Silva, Ileizi Luciana Fiorelli Patrocinio, Luis Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ileizi Luciana Fiorelli Patrocinio, Luis Gustavo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanza, Fábio Silva, Ileizi Luciana Fiorelli Patrocinio, Luis Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião Adesão religiosa Jovens brasileiros Ensino médio público |
topic |
Religião Adesão religiosa Jovens brasileiros Ensino médio público |
description |
As organizações religiosas brasileiras ocupam lócus de influência institucional e formativa dos jovens sendo, em muitas cidades e no campo, a única ou a principal opção cultural disponível para essa faixa etária de pessoas com idade entre 10 e 24 anos. Dessa forma, as instituições religiosas continuam sendo importantes espaços de definições das identidades juvenis e, por vezes, seu mais importante arrimo ético. Consideramos, então, que é relevante construir modos de compreensão das ações juvenis e suas relações com as religiões. Neste artigo, apresentamos uma forma de apreensão da realidade utilizando método e técnicas quantitativas com o duplo propósito: ao mesmo tempo em que a expõe, propor um modelo de análise quantitativa para dados religiosos e educacionais, que permitem refletir sobre inferências de alcance local e nacional. Os desafios de pesquisas quantitativas no âmbito religioso são grandes diante dos limites próprios a essas metodologias. Consideramos mais apropriado para os métodos quantitativos operar com o conceito de religião por se referir às relações institucionalizadas. Declinamos de mobilizar o conceito de religiosidades por ter um caráter mais “fluido”, mais flexível e que ofereceria mais limites para ser captado em termos quantitativos. [...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-24T21:04:08Z 2019-07-24T21:04:08Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019. 2318-4620 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000008r0q |
identifier_str_mv |
LANZA, Fabio; SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; PATROCINIO, Luis Gustavo. Jovens cristãos na educação pública: novas abordagens analíticas quantitativas da religiosidade no Ensino Médio (2010-2016). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.147-175, jul./out. 2019. 2318-4620 (online) ark:/83112/0013000008r0q |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373734801604608 |