Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, André Braga Galvão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Abreu, Sergio Brasil, Vieira, Gabriel Campos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55390
Resumo: Este trabalho analisa o comportamento das perdas de água vis à vis a intermitência dos sistemas de abastecimento de água, utilizando dados do SNIS desagregados em nível municipal. As perdas dos municípios sem intermitência se comportam de maneira distinta daquelas dos municípios com sistemas intermitentes. Os segundos possuem índice de perdas três vezes e meia maior que os primeiros. Em relação à média do país, as perdas dos municípios com sistemas intermitentes são 37% maiores, ao passo que as perdas dos municípios sem intermitência são 61% menores que a média nacional. Os índices de perdas dos municípios com intermitência maior que 6 anos comportam-se de forma similar à média do país. Ainda assim, os municípios sem intermitência por ao menos 6 anos possuem índices de perdas 30% inferiores à média nacional. Quando verificada a relação entre a intermitência e o índice de perdas de determinado município para qualquer ano, chegou-se à conclusão que o nível de intermitência aumenta os valores de perdas nos quartis acima da mediana. Em suma, quanto mais longo é o regime de operação sem intermitência no decorrer dos anos, melhor é o desempenho do município em relação às perdas de água. Além disso, intermitências prolongadas aumentam intensamente os índices de perdas dos municípios.
id UFC-7_a7911417cab270da3cbfc73a55bc7948
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55390
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.Sistemas de abastecimento de águaIntermitênciaPerdas de águaEste trabalho analisa o comportamento das perdas de água vis à vis a intermitência dos sistemas de abastecimento de água, utilizando dados do SNIS desagregados em nível municipal. As perdas dos municípios sem intermitência se comportam de maneira distinta daquelas dos municípios com sistemas intermitentes. Os segundos possuem índice de perdas três vezes e meia maior que os primeiros. Em relação à média do país, as perdas dos municípios com sistemas intermitentes são 37% maiores, ao passo que as perdas dos municípios sem intermitência são 61% menores que a média nacional. Os índices de perdas dos municípios com intermitência maior que 6 anos comportam-se de forma similar à média do país. Ainda assim, os municípios sem intermitência por ao menos 6 anos possuem índices de perdas 30% inferiores à média nacional. Quando verificada a relação entre a intermitência e o índice de perdas de determinado município para qualquer ano, chegou-se à conclusão que o nível de intermitência aumenta os valores de perdas nos quartis acima da mediana. Em suma, quanto mais longo é o regime de operação sem intermitência no decorrer dos anos, melhor é o desempenho do município em relação às perdas de água. Além disso, intermitências prolongadas aumentam intensamente os índices de perdas dos municípios.2020-11-19T15:15:16Z2020-11-19T15:15:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVEIRA, André Braga Galvão; ABREU, Sergio Brasil; VIEIRA, Gabriel Campos. Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.978 857022193-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55390Silveira, André Braga GalvãoAbreu, Sergio BrasilVieira, Gabriel Camposporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T18:28:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:44.805754Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
title Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
spellingShingle Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
Silveira, André Braga Galvão
Sistemas de abastecimento de água
Intermitência
Perdas de água
title_short Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
title_full Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
title_fullStr Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
title_full_unstemmed Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
title_sort Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil.
author Silveira, André Braga Galvão
author_facet Silveira, André Braga Galvão
Abreu, Sergio Brasil
Vieira, Gabriel Campos
author_role author
author2 Abreu, Sergio Brasil
Vieira, Gabriel Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, André Braga Galvão
Abreu, Sergio Brasil
Vieira, Gabriel Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de abastecimento de água
Intermitência
Perdas de água
topic Sistemas de abastecimento de água
Intermitência
Perdas de água
description Este trabalho analisa o comportamento das perdas de água vis à vis a intermitência dos sistemas de abastecimento de água, utilizando dados do SNIS desagregados em nível municipal. As perdas dos municípios sem intermitência se comportam de maneira distinta daquelas dos municípios com sistemas intermitentes. Os segundos possuem índice de perdas três vezes e meia maior que os primeiros. Em relação à média do país, as perdas dos municípios com sistemas intermitentes são 37% maiores, ao passo que as perdas dos municípios sem intermitência são 61% menores que a média nacional. Os índices de perdas dos municípios com intermitência maior que 6 anos comportam-se de forma similar à média do país. Ainda assim, os municípios sem intermitência por ao menos 6 anos possuem índices de perdas 30% inferiores à média nacional. Quando verificada a relação entre a intermitência e o índice de perdas de determinado município para qualquer ano, chegou-se à conclusão que o nível de intermitência aumenta os valores de perdas nos quartis acima da mediana. Em suma, quanto mais longo é o regime de operação sem intermitência no decorrer dos anos, melhor é o desempenho do município em relação às perdas de água. Além disso, intermitências prolongadas aumentam intensamente os índices de perdas dos municípios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-19T15:15:16Z
2020-11-19T15:15:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, André Braga Galvão; ABREU, Sergio Brasil; VIEIRA, Gabriel Campos. Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
978 857022193-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55390
identifier_str_mv SILVEIRA, André Braga Galvão; ABREU, Sergio Brasil; VIEIRA, Gabriel Campos. Relação entre intermitência no abastecimento e o nível de perdas de água no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
978 857022193-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028936401027072