Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800 |
Resumo: | A educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais. |
id |
UFC-7_a8903b6313b0de807ba868bd0460e70d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48800 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EADEducação a distânciaEquipe multiprofissionalFormação permanenteA educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:28:17Z2019-12-18T14:28:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800Sena, Luciana Silva deSantos, Nayara PereiraSilva, Andréa Soares Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48800Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:32.562050Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
title |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
spellingShingle |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD Sena, Luciana Silva de Educação a distância Equipe multiprofissional Formação permanente |
title_short |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
title_full |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
title_fullStr |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
title_sort |
Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD |
author |
Sena, Luciana Silva de |
author_facet |
Sena, Luciana Silva de Santos, Nayara Pereira Silva, Andréa Soares Rocha da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Nayara Pereira Silva, Andréa Soares Rocha da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Luciana Silva de Santos, Nayara Pereira Silva, Andréa Soares Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Equipe multiprofissional Formação permanente |
topic |
Educação a distância Equipe multiprofissional Formação permanente |
description |
A educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-18T14:28:17Z 2019-12-18T14:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800 |
identifier_str_mv |
SENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028769993064448 |