Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Luciana Silva de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Nayara Pereira, Silva, Andréa Soares Rocha da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800
Resumo: A educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais.
id UFC-7_a8903b6313b0de807ba868bd0460e70d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48800
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EADEducação a distânciaEquipe multiprofissionalFormação permanenteA educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:28:17Z2019-12-18T14:28:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800Sena, Luciana Silva deSantos, Nayara PereiraSilva, Andréa Soares Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48800Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:23:40Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
title Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
spellingShingle Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
Sena, Luciana Silva de
Educação a distância
Equipe multiprofissional
Formação permanente
title_short Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
title_full Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
title_fullStr Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
title_full_unstemmed Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
title_sort Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
author Sena, Luciana Silva de
author_facet Sena, Luciana Silva de
Santos, Nayara Pereira
Silva, Andréa Soares Rocha da
author_role author
author2 Santos, Nayara Pereira
Silva, Andréa Soares Rocha da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Luciana Silva de
Santos, Nayara Pereira
Silva, Andréa Soares Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Equipe multiprofissional
Formação permanente
topic Educação a distância
Equipe multiprofissional
Formação permanente
description A educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T14:28:17Z
2019-12-18T14:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800
identifier_str_mv SENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935817426075648