Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourinho, Lídia Andrade
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gomes, Sâmia Silva, Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740
Resumo: LOURINHO, Lídia Andrade; GOMES, Sâmia Silva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-9.
id UFC-7_a9ba850bbf63b3c67ffc486875901b4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37740
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do alunoAvaliaçãoDificuldade de aprendizagemComportamento do alunoEducação infantilLOURINHO, Lídia Andrade; GOMES, Sâmia Silva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-9.Apesar de não existir uma definição consensual acerca do termo DA, mesmo sendo a Lei Pública Americana, P.L. 94-142, a mais aceita internacionalmente, e nela destacando que o termo não engloba crianças com problemas de aprendizagem resultantes de deficiência visual, auditiva, motora, mental, de perturbação emocional ou de desvantagens ambientais, culturais ou econômicas (CORREIA, 1999, p.55), a definição de Kirk & Chalfant, citada em Cruz (1999) é a mais freqüentemente utilizada nos ambientes educacionais e agrupa as Dificuldades de Aprendizagem em: desenvolvimentais primárias (atenção, memória e percepção); secundárias (pensamento e linguagem oral) e Acadêmicas (leitura, escrita, soletração/expressão escrita e aritmética) que, no âmbito deste trabalho, será a mais utilizada, pois segundo este modelo, a avaliação dos indivíduos em idade pré-escolar orienta-se basicamente para o diagnóstico das DA desenvolvimentais (Cruz, 1999, p.96), e a identificação precoce dessas dificuldades apontam para uma possível solução dos fracassos escolares. [...]III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-28T17:38:21Z2018-11-28T17:38:21Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLourinho, L. A.; Gomes, S. S.; Catrib, A. M. F. (2006)85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740Lourinho, Lídia AndradeGomes, Sâmia SilvaCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:36.203432Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
title Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
spellingShingle Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
Lourinho, Lídia Andrade
Avaliação
Dificuldade de aprendizagem
Comportamento do aluno
Educação infantil
title_short Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
title_full Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
title_fullStr Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
title_full_unstemmed Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
title_sort Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno
author Lourinho, Lídia Andrade
author_facet Lourinho, Lídia Andrade
Gomes, Sâmia Silva
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Gomes, Sâmia Silva
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourinho, Lídia Andrade
Gomes, Sâmia Silva
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Dificuldade de aprendizagem
Comportamento do aluno
Educação infantil
topic Avaliação
Dificuldade de aprendizagem
Comportamento do aluno
Educação infantil
description LOURINHO, Lídia Andrade; GOMES, Sâmia Silva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliação da dificuldade de aprendizagem a partir do comportamento do aluno. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-9.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-11-28T17:38:21Z
2018-11-28T17:38:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lourinho, L. A.; Gomes, S. S.; Catrib, A. M. F. (2006)
85 7485 098 5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740
identifier_str_mv Lourinho, L. A.; Gomes, S. S.; Catrib, A. M. F. (2006)
85 7485 098 5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028875067719680