Primeiras vistas: apontamentos para uma discussão em torno da análise de filme
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46029 |
Resumo: | No cerne dos debates entre aqueles que se dedicam ao estudo do cinema, uma questão aparece de forma recorrente: haveria uma especificidade do filme documentário em relação ao filme de ficção ou ambos devem ser vistos como discursos, o que anularia uma pretensa diferença entre eles? Muitos estudiosos já se debruçaram sobre essa questão e pautaram um importante debate, mas desejo recolocar essa mesma questão em outros termos e para fazê-lo tomo como objeto de reflexão a produção cinematográfica brasileira em seus primórdios. A quase totalidade dessa produção está irremediavelmente perdida. Se os filmes desapareceram, o mesmo não se pode dizer dos discursos que nos informam sobre eles. São textos de jornais e revistas somados a uns poucos filmes da mesma época que sobreviveram. Textos que, aliás, não informam, apenas; eles, em si, fazem parte da condição de existência do filme na medida em que o filme deve ser entendido como um produto cultural. E o que o torna um produto cultural, e não um objeto qualquer, é a produção de uma crença no valor do produto que permita reconhecê-lo como tal. O recurso ao texto impresso visa trabalhar com a produção dessa crença. |
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