Primeiras vistas: apontamentos para uma discussão em torno da análise de filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Meize Regina de Lucena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46029
Resumo: No cerne dos debates entre aqueles que se dedicam ao estudo do cinema, uma questão aparece de forma recorrente: haveria uma especificidade do filme documentário em relação ao filme de ficção ou ambos devem ser vistos como discursos, o que anularia uma pretensa diferença entre eles? Muitos estudiosos já se debruçaram sobre essa questão e pautaram um importante debate, mas desejo recolocar essa mesma questão em outros termos e para fazê-lo tomo como objeto de reflexão a produção cinematográfica brasileira em seus primórdios. A quase totalidade dessa produção está irremediavelmente perdida. Se os filmes desapareceram, o mesmo não se pode dizer dos discursos que nos informam sobre eles. São textos de jornais e revistas somados a uns poucos filmes da mesma época que sobreviveram. Textos que, aliás, não informam, apenas; eles, em si, fazem parte da condição de existência do filme na medida em que o filme deve ser entendido como um produto cultural. E o que o torna um produto cultural, e não um objeto qualquer, é a produção de uma crença no valor do produto que permita reconhecê-lo como tal. O recurso ao texto impresso visa trabalhar com a produção dessa crença.
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