Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goncalves, Sabrina Rodrigues, Barbosa, Camily Vasconcelos, Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530
Resumo: In the context of Industry 4.0, we need to develop solutions for the pains that arise every day in the global sphere more and more quickly. Therefore, in the Civil Engineering sector, especially in the formation of the Federal University of Ceará, the professional finds it difficult to act satisfactorily with the range of technologies that has been emerging and the university's lethargy in accompanying this progress in the process of building the professional. This work aims to propose a suggested implementation of the BIM methodology in an integrated way in the curriculum of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará. The methodology consisted of the bibliographic review of the Pedagogical Political Project-PPP, as well as the National Curricular Guidelines-DCNs, in the bibliographic review of competences, skills that relate to the BIM methodology, as well as active teaching-learning methodologies enshrined in pedagogy. It is expected that the contribution will help in the curriculum reform process of the Civil Engineering course in which the professional has a more up-to-date training and closer to the reality in which we live
id UFC-7_ab645e377e6f1d82072a6263b492b998
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60530
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do CearáSuggested Implementation Of The BIM Methodology In The Civil Engineering Course Of The Federal University Of CearáMetodologia BIMEngenharia civilMetodologia ativaIn the context of Industry 4.0, we need to develop solutions for the pains that arise every day in the global sphere more and more quickly. Therefore, in the Civil Engineering sector, especially in the formation of the Federal University of Ceará, the professional finds it difficult to act satisfactorily with the range of technologies that has been emerging and the university's lethargy in accompanying this progress in the process of building the professional. This work aims to propose a suggested implementation of the BIM methodology in an integrated way in the curriculum of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará. The methodology consisted of the bibliographic review of the Pedagogical Political Project-PPP, as well as the National Curricular Guidelines-DCNs, in the bibliographic review of competences, skills that relate to the BIM methodology, as well as active teaching-learning methodologies enshrined in pedagogy. It is expected that the contribution will help in the curriculum reform process of the Civil Engineering course in which the professional has a more up-to-date training and closer to the reality in which we liveNo contexto da Indústria 4.0, tem-se a necessidade de desenvolver cada vez mais depressa soluções para as dores que surgem a cada dia na esfera global. Diante disso, no setor da Engenharia Civil, sobretudo, na formação da Universidade Federal do Ceará, o profissional encontra dificuldades de atuar de forma satisfatória com a gama de tecnologias que vem surgindo e a letargia da universidade em acompanhar esse avanço no processo de construção do profissional. Este trabalho objetiva propor uma sugestão de implantação da metodologia BIM de forma integrada na grade curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica do Projeto Político Pedagógico-PPP, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs, além da revisão bibliográfica de competências e habilidades que se relacionam com a metodologia BIM, aliando a isso metodologias ativas de ensino-aprendizagem consagradas na pedagogia. Espera-se que a contribuição ajude no processo de reforma curricular do curso de Engenharia Civil em que o profissional tenha uma formação mais atualizada e próxima da realidade em que vivemos.www.abenge.org.br2021-09-17T19:29:43Z2021-09-17T19:29:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; BARBOSA, Camily Vasconcelos; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3034http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530Sousa, Luciano Hamed Chaves HaidarGoncalves, Sabrina RodriguesBarbosa, Camily VasconcelosCavalcante, Antonio Paulo de Hollandaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-31T12:50:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60530Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:39.824280Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Suggested Implementation Of The BIM Methodology In The Civil Engineering Course Of The Federal University Of Ceará
title Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Metodologia BIM
Engenharia civil
Metodologia ativa
title_short Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
title_full Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
title_sort Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
author Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
author_facet Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Barbosa, Camily Vasconcelos
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author_role author
author2 Goncalves, Sabrina Rodrigues
Barbosa, Camily Vasconcelos
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Barbosa, Camily Vasconcelos
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia BIM
Engenharia civil
Metodologia ativa
topic Metodologia BIM
Engenharia civil
Metodologia ativa
description In the context of Industry 4.0, we need to develop solutions for the pains that arise every day in the global sphere more and more quickly. Therefore, in the Civil Engineering sector, especially in the formation of the Federal University of Ceará, the professional finds it difficult to act satisfactorily with the range of technologies that has been emerging and the university's lethargy in accompanying this progress in the process of building the professional. This work aims to propose a suggested implementation of the BIM methodology in an integrated way in the curriculum of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará. The methodology consisted of the bibliographic review of the Pedagogical Political Project-PPP, as well as the National Curricular Guidelines-DCNs, in the bibliographic review of competences, skills that relate to the BIM methodology, as well as active teaching-learning methodologies enshrined in pedagogy. It is expected that the contribution will help in the curriculum reform process of the Civil Engineering course in which the professional has a more up-to-date training and closer to the reality in which we live
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-09-17T19:29:43Z
2021-09-17T19:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; BARBOSA, Camily Vasconcelos; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3034
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530
identifier_str_mv SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; BARBOSA, Camily Vasconcelos; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3034
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028827430912000