Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Goncalves, Sabrina Rodrigues, Costa, Giancarlo Bezerra do Nascimento, Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda, Araújo, Nikolas Borges Nascimento de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671
Resumo: This project intends to develop in practice the three pillars of Brazilian higher education: teaching, research and extension, delimited in the thematic of the methodology BIM. This methodology consists of the virtual construction of an enterprise with information inserted in each component of the project, allowing the prediction of its behavior in several areas (costs, durability and impacts) throughout its life cycle. Originally, the project existed as a study group and used the cooperative learning model as a foundation. Subsequently, it was structured as an extension project. The Office of Integrated Projects in Engineering (EPE) has business models that allow the routine of a project office to members, thus generating impacts in the academic environment. In addition, the project served as a principle for the creation of the discipline of Information Modeling and Construction currently offered by the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC) of the Technology Center of the Federal University of Ceará.
id UFC-7_4ff1fe5431d4466c8f7cfe16b7352613
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60671
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIMInfluence of the EPE Methodology of curriculation of the extension in the teaching-learning process in the dissemination of the BIM MethodologyEnsinoPesquisaExtensãoMetolodoloa BIMMetodologia EPEProcesso de Ensino-AprendizagemThis project intends to develop in practice the three pillars of Brazilian higher education: teaching, research and extension, delimited in the thematic of the methodology BIM. This methodology consists of the virtual construction of an enterprise with information inserted in each component of the project, allowing the prediction of its behavior in several areas (costs, durability and impacts) throughout its life cycle. Originally, the project existed as a study group and used the cooperative learning model as a foundation. Subsequently, it was structured as an extension project. The Office of Integrated Projects in Engineering (EPE) has business models that allow the routine of a project office to members, thus generating impacts in the academic environment. In addition, the project served as a principle for the creation of the discipline of Information Modeling and Construction currently offered by the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC) of the Technology Center of the Federal University of Ceará.O presente projeto vislumbra desenvolver na prática os três pilares do ensino superior brasileiro: ensino, pesquisa e extensão, delimitado na temática da metodologia BIM. Essa metodologia consiste na construção virtual de um empreendimento com informações inseridas em cada componente do projeto, possibilitando a previsão de seu comportamento em diversas áreas (custos, durabilidade e impactos) durante todo seu ciclo de vida. Originalmente, o projeto existia como grupo de estudos e utilizava o modelo de aprendizagem cooperativa como fundamento. Posteriormente, foi estruturado como um projeto de extensão. O Escritório de Projetos Integrados em Engenharia (EPE), possui moldes empresariais que possibilitam a rotina de um escritório de projetos aos membros, gerando, assim, impactos no meio acadêmico. Ademais, o projeto serviu como princípio para a criação da disciplina de Modelagem da Informação e da Construção ofertada atualmente pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.www.abenge.org.br2021-09-27T18:43:42Z2021-09-27T18:43:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; ARAÚJO, Nikolas Borges Nascimento de; COSTA, Giancarlo Bezerra do Nascimento; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671Sousa, Luciano Hamed Chaves HaidarGoncalves, Sabrina RodriguesCosta, Giancarlo Bezerra do NascimentoCavalcante, Antonio Paulo de HollandaAraújo, Nikolas Borges Nascimento deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-27T18:43:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60671Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:25.955115Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
Influence of the EPE Methodology of curriculation of the extension in the teaching-learning process in the dissemination of the BIM Methodology
title Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
spellingShingle Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Ensino
Pesquisa
Extensão
Metolodoloa BIM
Metodologia EPE
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
title_full Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
title_fullStr Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
title_full_unstemmed Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
title_sort Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
author Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
author_facet Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Costa, Giancarlo Bezerra do Nascimento
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Araújo, Nikolas Borges Nascimento de
author_role author
author2 Goncalves, Sabrina Rodrigues
Costa, Giancarlo Bezerra do Nascimento
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Araújo, Nikolas Borges Nascimento de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Costa, Giancarlo Bezerra do Nascimento
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Araújo, Nikolas Borges Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Extensão
Metolodoloa BIM
Metodologia EPE
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Ensino
Pesquisa
Extensão
Metolodoloa BIM
Metodologia EPE
Processo de Ensino-Aprendizagem
description This project intends to develop in practice the three pillars of Brazilian higher education: teaching, research and extension, delimited in the thematic of the methodology BIM. This methodology consists of the virtual construction of an enterprise with information inserted in each component of the project, allowing the prediction of its behavior in several areas (costs, durability and impacts) throughout its life cycle. Originally, the project existed as a study group and used the cooperative learning model as a foundation. Subsequently, it was structured as an extension project. The Office of Integrated Projects in Engineering (EPE) has business models that allow the routine of a project office to members, thus generating impacts in the academic environment. In addition, the project served as a principle for the creation of the discipline of Information Modeling and Construction currently offered by the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC) of the Technology Center of the Federal University of Ceará.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-09-27T18:43:42Z
2021-09-27T18:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; ARAÚJO, Nikolas Borges Nascimento de; COSTA, Giancarlo Bezerra do Nascimento; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671
identifier_str_mv SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; ARAÚJO, Nikolas Borges Nascimento de; COSTA, Giancarlo Bezerra do Nascimento; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028740227137536