As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60849 |
Resumo: | The article investigates the Pedagogical Course Project (PPP) of public universities of Paraná, seeking to identify indicative of movement for the formation of future professionals to work in the Unified Social Assistance System (SUAS) adopting the theme "public policies" as a guideline. The analysis started from elements present in the curricular matrices that referred to that policy. Even though the incidence of disciplines that intend to debate public policies was observed, such a movement was considered too low, which leads us to conclude the existence of marginalization of the themes invested in the training of the psychologist. |
id |
UFC-7_abba981c4a1950bfa7ef2d0998b0efe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/60849 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no ParanáPublic policies and performance at SUAS in the training of psychologists in ParanáPsicologiaPolíticas públicasAssistência socialCurrículoThe article investigates the Pedagogical Course Project (PPP) of public universities of Paraná, seeking to identify indicative of movement for the formation of future professionals to work in the Unified Social Assistance System (SUAS) adopting the theme "public policies" as a guideline. The analysis started from elements present in the curricular matrices that referred to that policy. Even though the incidence of disciplines that intend to debate public policies was observed, such a movement was considered too low, which leads us to conclude the existence of marginalization of the themes invested in the training of the psychologist.O artigo objetiva investigar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das universidades públicas do Paraná, buscando identificar indicativos de movimento para a formação dos futuros profissionais para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), adotando como balizador o tema “políticas públicas”. A análise partiu de elementos presentes nas matrizes curriculares que se remetiam na referida política. Ainda que fosse observado a incidência de disciplinas que se propõem a debater as políticas públicas, tal movimento foi considerado demasiadamente baixo, o que nos leva a concluir a existência de marginalização dos temas investidos na formação do psicólogo.Revista de Psicologia2021-10-04T19:30:58Z2021-10-04T19:30:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Rafael Bianchi; BEGNINI SIMCIC, João Victor Begnini. As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 75-90, jul./dez. 2021.2179-17400102-1222http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60849Silva, Rafael BianchiSimcic, João Victor Begniniinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T19:21:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60849Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:06.482792Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná Public policies and performance at SUAS in the training of psychologists in Paraná |
title |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
spellingShingle |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná Silva, Rafael Bianchi Psicologia Políticas públicas Assistência social Currículo |
title_short |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
title_full |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
title_fullStr |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
title_sort |
As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná |
author |
Silva, Rafael Bianchi |
author_facet |
Silva, Rafael Bianchi Simcic, João Victor Begnini |
author_role |
author |
author2 |
Simcic, João Victor Begnini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Bianchi Simcic, João Victor Begnini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Políticas públicas Assistência social Currículo |
topic |
Psicologia Políticas públicas Assistência social Currículo |
description |
The article investigates the Pedagogical Course Project (PPP) of public universities of Paraná, seeking to identify indicative of movement for the formation of future professionals to work in the Unified Social Assistance System (SUAS) adopting the theme "public policies" as a guideline. The analysis started from elements present in the curricular matrices that referred to that policy. Even though the incidence of disciplines that intend to debate public policies was observed, such a movement was considered too low, which leads us to conclude the existence of marginalization of the themes invested in the training of the psychologist. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-04T19:30:58Z 2021-10-04T19:30:58Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rafael Bianchi; BEGNINI SIMCIC, João Victor Begnini. As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 75-90, jul./dez. 2021. 2179-1740 0102-1222 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60849 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rafael Bianchi; BEGNINI SIMCIC, João Victor Begnini. As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 75-90, jul./dez. 2021. 2179-1740 0102-1222 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028905406169088 |