Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Almeida da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva Neto, João Paulino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001hpb4
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38266
Resumo: This theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.
id UFC-7_ac2a6e0e7ea21570efc53d70fff638a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38266
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privadaA reflection on the social service curriculum in a private higher education institutionFormaçãoCultura acadêmicaEnsino SuperiorHermenêutica AnalógicaThis theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.A presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa.Revista LABOR2018-12-20T14:03:51Z2018-12-20T14:03:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Larissa Almeida da; SILVA NETO, João Paulino da. Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 18, p. 75-89, jul./dez. 2017.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38266ark:/83112/001300001hpb4Silva, Larissa Almeida daSilva Neto, João Paulino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:44:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38266Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:54.378278Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
A reflection on the social service curriculum in a private higher education institution
title Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
spellingShingle Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
Silva, Larissa Almeida da
Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
title_short Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
title_full Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
title_fullStr Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
title_sort Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada
author Silva, Larissa Almeida da
author_facet Silva, Larissa Almeida da
Silva Neto, João Paulino da
author_role author
author2 Silva Neto, João Paulino da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Almeida da
Silva Neto, João Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
topic Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
description This theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-12-20T14:03:51Z
2018-12-20T14:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Larissa Almeida da; SILVA NETO, João Paulino da. Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 18, p. 75-89, jul./dez. 2017.
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38266
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001hpb4
identifier_str_mv SILVA, Larissa Almeida da; SILVA NETO, João Paulino da. Uma reflexão sobre o currículo de serviço social em uma instituição de ensino superior privada. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 18, p. 75-89, jul./dez. 2017.
1983-5000
ark:/83112/001300001hpb4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista LABOR
publisher.none.fl_str_mv Revista LABOR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373967158706176