UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Almeida da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva Neto, João Paulino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591
Resumo: A presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa. Palavras-chave: Formação; Cultura acadêmica; Ensino Superior; Hermenêutica Analógica. ABSTRACTThis theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.
id UFC-10_8dddd81efff214c8d750992de76836ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/31591
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAFormaçãoCultura acadêmicaEnsino SuperiorHermenêutica AnalógicaEnsino SuperiorA presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa. Palavras-chave: Formação; Cultura acadêmica; Ensino Superior; Hermenêutica Analógica. ABSTRACTThis theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3159110.29148/labor.v1i18.31591Revista Labor; v. 1 n. 18 (2017); 75-891983-500010.29148/revista labor.v1i18reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591/pdf10.29148/revista labor.v1i18.31591.g73128Copyright (c) 2018 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Larissa Almeida daSilva Neto, João Paulino da2020-04-27T15:48:16Zoai:periodicos.ufc:article/31591Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:48:16Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
spellingShingle UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Silva, Larissa Almeida da
Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
Ensino Superior
title_short UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_fullStr UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full_unstemmed UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_sort UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
author Silva, Larissa Almeida da
author_facet Silva, Larissa Almeida da
Silva Neto, João Paulino da
author_role author
author2 Silva Neto, João Paulino da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Almeida da
Silva Neto, João Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
Ensino Superior
topic Formação
Cultura acadêmica
Ensino Superior
Hermenêutica Analógica
Ensino Superior
description A presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa. Palavras-chave: Formação; Cultura acadêmica; Ensino Superior; Hermenêutica Analógica. ABSTRACTThis theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591
10.29148/labor.v1i18.31591
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i18.31591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591/pdf
10.29148/revista labor.v1i18.31591.g73128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 18 (2017); 75-89
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i18
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1798325396138098688