O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Pedro Henrique Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359
Resumo: BARBOSA, Pedro Henrique Araújo. O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2016
id UFC-7_ac89e25ac1ff04ce2aa175ef406ca319
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/18359
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escolaThe scenic improvisation-music as an artistic experience in schoolImproviso cênico-musicalExperiência artísticaEnsino de arteImpromptu scenic-musicalArtistic experienceArt educationImproviso cênico – musicalBARBOSA, Pedro Henrique Araújo. O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2016This research aimed to investigate the pedagogical potential of the scenic-musical improvisation as an artistic experience in schools from the perception of the participating subjects in the process, understanding that this knowledge can bring contributions to a significant pedagogical practice in relation to teaching and learning of art in high school. The work had as reference Jorge Larrosa’s studies on formative experience (2002, 2011, 2015), and relied on Augusto Boal (2010, 2012) and Hans-Joachim Koellreutter’s (1997) improvisation proposals. The field research context were the art classes of the first year of high school from a state school of Ceará and meetings with a group formed with students from other grades, classes and shifts of the same school. The method used was action research and had a semi-structured interview and audiovisual recordings of the meetings as main instruments of data collection. Three categories for analysis were found from the interpretation of the subjects’ discourse, such as: opening of the curriculum: freedom to express themselves creatively; expression of subjectivity and otherness in artistic formation; motivation. It was found that the scenic-musical improvisation revealed multiple pedagogical potential, among the main ones: appropriation of full knowledge from the unification of musical and scenic languages; encouraging new perceptions of reality and creativity; motivation for learning provided by the playful aspect of the gamesA presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade pedagógica do improviso cênico- -musical como experiência artística no âmbito escolar a partir da percepção dos sujeitos participantes do processo, entendendo que esse saber pode trazer contribuições para uma prática pedagógica significativa no que se refere ao ensino e aprendizagem de arte no ensino médio. O trabalho teve como referência os estudos sobre experiência formativa de Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015), bem como se apoiou nas propostas de improvisação de Augusto Boal (2010, 2012) e Hans-Joachim Koellreutter (1997). O contexto da pesquisa de campo foram as aulas de arte da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, bem como os encontros com um grupo formado com alunos de outras séries, turmas e turnos da mesma escola. O método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e gravações audiovisuais dos encontros. A partir da interpretação do discurso dos sujeitos foram encontradas três categorias para análise: abertura do currículo: liberdade para expressar-se criativamente; expressão da subjetividade e alteridade na formação artística; e motivação. Constatou-se que o improviso cênico-musical revelou múltiplas potencialidades pedagógicas, dentre as principais: apropriação do conhecimento de forma integral a partir da unificação das linguagens musical e cênica; estímulo a novas percepções da realidade e à criatividade; e motivação para o aprendizado proporcionado pelo aspecto lúdico dos jogos.Matos, Elvis de AzevedoBarbosa, Pedro Henrique Araújo2016-07-15T12:57:14Z2016-07-15T12:57:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarbosa, P. H. A.; Matos, E. A. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-04T14:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18359Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:16.456489Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
The scenic improvisation-music as an artistic experience in school
title O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
spellingShingle O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
Barbosa, Pedro Henrique Araújo
Improviso cênico-musical
Experiência artística
Ensino de arte
Impromptu scenic-musical
Artistic experience
Art education
Improviso cênico – musical
title_short O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
title_full O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
title_fullStr O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
title_full_unstemmed O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
title_sort O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola
author Barbosa, Pedro Henrique Araújo
author_facet Barbosa, Pedro Henrique Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Elvis de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Pedro Henrique Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Improviso cênico-musical
Experiência artística
Ensino de arte
Impromptu scenic-musical
Artistic experience
Art education
Improviso cênico – musical
topic Improviso cênico-musical
Experiência artística
Ensino de arte
Impromptu scenic-musical
Artistic experience
Art education
Improviso cênico – musical
description BARBOSA, Pedro Henrique Araújo. O improviso cênico-musical na qualidade de experiência artística na escola. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15T12:57:14Z
2016-07-15T12:57:14Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barbosa, P. H. A.; Matos, E. A. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359
identifier_str_mv Barbosa, P. H. A.; Matos, E. A. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028725094088704