O improviso cÃnico: musical na qualidade de experiÃncia artÃstica na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17337 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade pedagÃgica do improviso cÃnico- -musical como experiÃncia artÃstica no Ãmbito escolar a partir da percepÃÃo dos sujeitos participantes do processo, entendendo que esse saber pode trazer contribuiÃÃes para uma prÃtica pedagÃgica significativa no que se refere ao ensino e aprendizagem de arte no ensino mÃdio. O trabalho teve como referÃncia os estudos sobre experiÃncia formativa de Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015), bem como se apoiou nas propostas de improvisaÃÃo de Augusto Boal (2010, 2012) e Hans-Joachim Koellreutter (1997). O contexto da pesquisa de campo foram as aulas de arte da 1 sÃrie do ensino mÃdio de uma escola estadual do CearÃ, bem como os encontros com um grupo formado com alunos de outras sÃries, turmas e turnos da mesma escola. O mÃtodo utilizado foi a pesquisa-aÃÃo, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e gravaÃÃes audiovisuais dos encontros. A partir da interpretaÃÃo do discurso dos sujeitos foram encontradas trÃs categorias para anÃlise: abertura do currÃculo: liberdade para expressar-se criativamente; expressÃo da subjetividade e alteridade na formaÃÃo artÃstica; e motivaÃÃo. Constatou-se que o improviso cÃnico-musical revelou mÃltiplas potencialidades pedagÃgicas, dentre as principais: apropriaÃÃo do conhecimento de forma integral a partir da unificaÃÃo das linguagens musical e cÃnica; estÃmulo a novas percepÃÃes da realidade e à criatividade; e motivaÃÃo para o aprendizado proporcionado pelo aspecto lÃdico dos jogos. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO improviso cÃnico: musical na qualidade de experiÃncia artÃstica na escolaThe scenic improvisation: music as an artistic experience in school2016-06-09Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Erwin Schrader 35893117387http://lattes.cnpq.br/5170961755771566 Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Juliana Rangel de Freitas Pereira77771141587http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750153P300389828386http://lattes.cnpq.br/1210243688563302Pedro Henrique AraÃjo BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRImproviso cÃnico-musical experiÃncia artÃstica ensino de arteImpromptu scenic-musical artistic experience Art educationARTESA presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade pedagÃgica do improviso cÃnico- -musical como experiÃncia artÃstica no Ãmbito escolar a partir da percepÃÃo dos sujeitos participantes do processo, entendendo que esse saber pode trazer contribuiÃÃes para uma prÃtica pedagÃgica significativa no que se refere ao ensino e aprendizagem de arte no ensino mÃdio. O trabalho teve como referÃncia os estudos sobre experiÃncia formativa de Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015), bem como se apoiou nas propostas de improvisaÃÃo de Augusto Boal (2010, 2012) e Hans-Joachim Koellreutter (1997). O contexto da pesquisa de campo foram as aulas de arte da 1 sÃrie do ensino mÃdio de uma escola estadual do CearÃ, bem como os encontros com um grupo formado com alunos de outras sÃries, turmas e turnos da mesma escola. O mÃtodo utilizado foi a pesquisa-aÃÃo, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e gravaÃÃes audiovisuais dos encontros. A partir da interpretaÃÃo do discurso dos sujeitos foram encontradas trÃs categorias para anÃlise: abertura do currÃculo: liberdade para expressar-se criativamente; expressÃo da subjetividade e alteridade na formaÃÃo artÃstica; e motivaÃÃo. Constatou-se que o improviso cÃnico-musical revelou mÃltiplas potencialidades pedagÃgicas, dentre as principais: apropriaÃÃo do conhecimento de forma integral a partir da unificaÃÃo das linguagens musical e cÃnica; estÃmulo a novas percepÃÃes da realidade e à criatividade; e motivaÃÃo para o aprendizado proporcionado pelo aspecto lÃdico dos jogos. This research aimed to investigate the pedagogical potential of improvisation cÃnico- -musical as artistic experience in schools from the perception of the subjects participating in the process, understanding that this knowledge can bring contributions to a significant pedagogical practice in relation to teaching and learning art in high school. The work had as reference studies on formative experience of Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015) and was based on improvisation proposals Augusto Boal (2010, 2012) and Hans-Joachim Koellreutter (1997). The field research context were the art classes of the 1st year of high school of a state school of CearÃ, as well as meetings with a group formed with students from other series, classes and shifts the same school. The method used was action research, the main instruments of semi-structured interview data collection and audiovisual recordings of the meetings. From the interpretation of the subjects discourse we found three categories for analysis: Opening of the curriculum: freedom to express themselves creatively; expression of subjectivity and otherness in artistic training; and motivation. It was found that the scenic-musical improvisation revealed multiple pedagogical potential, among the main ones: appropriation of knowledge in full from the unification of musical and scenic languages; encouraging new perceptions of reality and creativity; and motivation for learning provided by the playful aspect of the games.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17337application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:43Zmail@mail.com - |
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A presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade pedagÃgica do improviso cÃnico- -musical como experiÃncia artÃstica no Ãmbito escolar a partir da percepÃÃo dos sujeitos participantes do processo, entendendo que esse saber pode trazer contribuiÃÃes para uma prÃtica pedagÃgica significativa no que se refere ao ensino e aprendizagem de arte no ensino mÃdio. O trabalho teve como referÃncia os estudos sobre experiÃncia formativa de Jorge Larrosa (2002, 2011, 2015), bem como se apoiou nas propostas de improvisaÃÃo de Augusto Boal (2010, 2012) e Hans-Joachim Koellreutter (1997). O contexto da pesquisa de campo foram as aulas de arte da 1 sÃrie do ensino mÃdio de uma escola estadual do CearÃ, bem como os encontros com um grupo formado com alunos de outras sÃries, turmas e turnos da mesma escola. O mÃtodo utilizado foi a pesquisa-aÃÃo, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e gravaÃÃes audiovisuais dos encontros. A partir da interpretaÃÃo do discurso dos sujeitos foram encontradas trÃs categorias para anÃlise: abertura do currÃculo: liberdade para expressar-se criativamente; expressÃo da subjetividade e alteridade na formaÃÃo artÃstica; e motivaÃÃo. Constatou-se que o improviso cÃnico-musical revelou mÃltiplas potencialidades pedagÃgicas, dentre as principais: apropriaÃÃo do conhecimento de forma integral a partir da unificaÃÃo das linguagens musical e cÃnica; estÃmulo a novas percepÃÃes da realidade e à criatividade; e motivaÃÃo para o aprendizado proporcionado pelo aspecto lÃdico dos jogos. |
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