De pétalas e prólogos: breve panorama da produção de Manuel Botelho de Oliveira e apresentação de sua obra inédita, Jardim historial de conceituosas flores
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38451 |
Resumo: | Manuel Botelho de Oliveira (Salvador, 1636-1711) tem seu nome presente na literatura como um dos poetas barrocos mais expressivos, embora tenha sido por muito tempo avaliado por critérios de matiz romântico, que desconsideraram imperativos, tais como “engenho” e “agudeza”, os quais, todavia, norteavam sua composição. Em consequência, sua extensa e complexa obra fora reduzida a citações, sempre dos mesmos poemas, nos manuais de literatura. A fim de contribuir para os estudos sobre o autor e para uma avaliação mais generosa de sua obra, no presente artigo, apresentamos um breve panorama de sua produção, e noticiamos a existência do autógrafo de uma obra inédita, e até então desconhecida, de Botelho de Oliveira, intitulada Jardim Historial de conceituosas flores. Além disso, procedemos a uma análise comparativa dos prólogos das suas obras, tanto as publicadas em livro, Musica do Parnasso e Lyra Sacra, em verso, quanto as inéditas, Conceitos espirituais[...] e Jardim Historial [...], em prosa, identificando elementos da construção retórica que evidenciam o ethos assumido por Botelho de Oliveira em cada uma delas. |
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De pétalas e prólogos: breve panorama da produção de Manuel Botelho de Oliveira e apresentação de sua obra inédita, Jardim historial de conceituosas floresManuel Botelho de OliveiraObra inéditaPrólogosManuel Botelho de Oliveira (Salvador, 1636-1711) tem seu nome presente na literatura como um dos poetas barrocos mais expressivos, embora tenha sido por muito tempo avaliado por critérios de matiz romântico, que desconsideraram imperativos, tais como “engenho” e “agudeza”, os quais, todavia, norteavam sua composição. Em consequência, sua extensa e complexa obra fora reduzida a citações, sempre dos mesmos poemas, nos manuais de literatura. A fim de contribuir para os estudos sobre o autor e para uma avaliação mais generosa de sua obra, no presente artigo, apresentamos um breve panorama de sua produção, e noticiamos a existência do autógrafo de uma obra inédita, e até então desconhecida, de Botelho de Oliveira, intitulada Jardim Historial de conceituosas flores. Além disso, procedemos a uma análise comparativa dos prólogos das suas obras, tanto as publicadas em livro, Musica do Parnasso e Lyra Sacra, em verso, quanto as inéditas, Conceitos espirituais[...] e Jardim Historial [...], em prosa, identificando elementos da construção retórica que evidenciam o ethos assumido por Botelho de Oliveira em cada uma delas.Revista Entrelaces2018-12-26T17:49:40Z2018-12-26T17:49:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOELHO, Daniella Paez. De pétalas e prólogos: breve panorama da produção de Manuel Botelho de Oliveira e apresentação de sua obra inédita, Jardim historial de conceituosas flores. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 127-144, abr./jun. 2018.1980-4571http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38451Coelho, Daniella Paezinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:25:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-17T14:25:37Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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