Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lara Leite de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Igor Cordeiro, Balsells, Marianne Maia Dutra, Bernardo, Elizian Braga Rodrigues, Castro, Régia Christina Moura Barbosa, Aquino, Priscila de Souza, Damasceno, Ana Kelve de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786
Resumo: Objective: to build an educational hypermedia about nursing care at usual risk birth and to perform validation of content and appearance. Method: methodological research carried out following the following stages: content and planning of modules; media production and organization of tutorial units; organization of student space, tutor and communication between them; availability of hypermedia; assessment by experts in nursing and informatics; and implementation of proposed suggestions. Results: educational hypermedia showed to be a validated material, since it presented an optimum index of global content of 0.97 and statistical significance in the binomial test for the content and appearance. Conclusion: it is believed that the use of this material with undergraduate students in nursing will contribute to the quality of obstetric care, considering that it is an illustrated technology capable of favoring teaching-learning about normal humanized childbirth.
id UFC-7_ad30c854264df8e861d4652eea74ad5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49786
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparênciaHipermedia educativa sobre asistencia de enfermería al parto: construcción y validación de contenido y aparienciaEducational hypermedia in nursing assistance at birth: building and validation of content and appearanceHipermídiaPartoTecnologiaEducação a DistânciaObjective: to build an educational hypermedia about nursing care at usual risk birth and to perform validation of content and appearance. Method: methodological research carried out following the following stages: content and planning of modules; media production and organization of tutorial units; organization of student space, tutor and communication between them; availability of hypermedia; assessment by experts in nursing and informatics; and implementation of proposed suggestions. Results: educational hypermedia showed to be a validated material, since it presented an optimum index of global content of 0.97 and statistical significance in the binomial test for the content and appearance. Conclusion: it is believed that the use of this material with undergraduate students in nursing will contribute to the quality of obstetric care, considering that it is an illustrated technology capable of favoring teaching-learning about normal humanized childbirth.Objetivo: construir uma hipermídia educativa sobre a assistência de enfermagem ao parto de risco habitual e realizar a validação de conteúdo e de aparência. Método: pesquisa metodológica, realizada seguindo as seguintes etapas: levantamento do conteúdo e planejamento dos módulos; produção das mídias e organização das unidades tutoriais; organização do espaço do aluno, tutor e de comunicação entre eles; elaboração da hipermídia; disponibilização da hipermídia; avaliação por especialistas em Enfermagem e Informática; e implementação das sugestões propostas. Resultados: a hipermídia educativa mostrou-se como um material validado, visto que apresentou um ótimo índice de validade de conteúdo global de 0,97 e significância estatística no teste binomial para o conteúdo e aparência. Conclusão: acredita-se que o uso deste material com alunos da graduação em Enfermagem contribuirá com a qualidade da assistência obstétrica, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o ensino-aprendizagem sobre parto normal humanizado.Objetivo: construir una hipermedia educativa sobre la asistencia de enfermería al parto de riesgo habitual y realizar la validación de contenido y de apariencia. Método: investigación metodológica, realizada siguiendo las siguientes etapas: el levantamiento del contenido y la planificación de los módulos; la producción de los medios de comunicación y la organización de las unidades de tutoría; organización del espacio del alumno, tutor y de comunicación entre ellos; elaboración de la hipermedia; disponibilidad de la hipermedia; evaluación por especialistas en Enfermería e Informática; y aplicación de las sugerencias propuestas. Resultados: la hipermedia educativa se mostró como un material validado, ya que presentó un óptimo índice de validez de contenido global de 0,97 y significancia estadística en el test binomial para el contenido y apariencia. Conclusión: se cree que el uso de este material con alumnos de la graduación en Enfermería contribuirá con la calidad de la asistencia obstétrica, teniendo en vista que se constituye en una tecnología ilustrada capaz de favorecer la enseñanza-aprendizaje sobre parto normal humanizado.Revista Brasileira de Enfermagem2020-01-31T14:22:02Z2020-01-31T14:22:02Z2019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, L. L. de et al. Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, n 6, p. 547-54, nov./dez. 2019.Print 0034-7167On-line 1984-0446http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786Oliveira, Lara Leite deMendes, Igor CordeiroBalsells, Marianne Maia DutraBernardo, Elizian Braga RodriguesCastro, Régia Christina Moura BarbosaAquino, Priscila de SouzaDamasceno, Ana Kelve de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T18:01:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49786Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:26.920505Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
Hipermedia educativa sobre asistencia de enfermería al parto: construcción y validación de contenido y apariencia
Educational hypermedia in nursing assistance at birth: building and validation of content and appearance
title Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
spellingShingle Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
Oliveira, Lara Leite de
Hipermídia
Parto
Tecnologia
Educação a Distância
title_short Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
title_full Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
title_fullStr Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
title_full_unstemmed Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
title_sort Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência
author Oliveira, Lara Leite de
author_facet Oliveira, Lara Leite de
Mendes, Igor Cordeiro
Balsells, Marianne Maia Dutra
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Aquino, Priscila de Souza
Damasceno, Ana Kelve de Castro
author_role author
author2 Mendes, Igor Cordeiro
Balsells, Marianne Maia Dutra
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Aquino, Priscila de Souza
Damasceno, Ana Kelve de Castro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lara Leite de
Mendes, Igor Cordeiro
Balsells, Marianne Maia Dutra
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Aquino, Priscila de Souza
Damasceno, Ana Kelve de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Parto
Tecnologia
Educação a Distância
topic Hipermídia
Parto
Tecnologia
Educação a Distância
description Objective: to build an educational hypermedia about nursing care at usual risk birth and to perform validation of content and appearance. Method: methodological research carried out following the following stages: content and planning of modules; media production and organization of tutorial units; organization of student space, tutor and communication between them; availability of hypermedia; assessment by experts in nursing and informatics; and implementation of proposed suggestions. Results: educational hypermedia showed to be a validated material, since it presented an optimum index of global content of 0.97 and statistical significance in the binomial test for the content and appearance. Conclusion: it is believed that the use of this material with undergraduate students in nursing will contribute to the quality of obstetric care, considering that it is an illustrated technology capable of favoring teaching-learning about normal humanized childbirth.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2020-01-31T14:22:02Z
2020-01-31T14:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, L. L. de et al. Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, n 6, p. 547-54, nov./dez. 2019.
Print 0034-7167
On-line 1984-0446
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786
identifier_str_mv OLIVEIRA, L. L. de et al. Hipermídia educativa sobre assistência de enfermagem ao parto: construção e validação de conteúdo e aparência. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 72, n 6, p. 547-54, nov./dez. 2019.
Print 0034-7167
On-line 1984-0446
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029011740164096