Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400016 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento e validação de uma hipermídia educacional para graduandos e profissionais de enfermagem a respeito da técnica de realização do exame físico no pré-natal. MÉTODOS: Estudo de desenvolvimento, realizado entre junho e outubro de 2010, seguindo as etapas: levantamento do conteúdo, produção das mídias, organização do espaço aluno-tutor, elaboração, disponibilização e validação da hipermídia. RESULTADOS: Foram desenvolvidos hipertextos, hiperlinks, recursos audiovisuais, espaços de comunicação, avaliações e material de apoio. Os sete especialistas em enfermagem consideraram totalmente adequada a coerência da hipermídia para a prática de enfermagem e para a facilitação do processo ensino-aprendizagem. Dos três especialistas em Informática, dois consideraram totalmente adequada a funcionalidade da hipermídia. CONCLUSÃO: Construiu-se construiu uma hipermídia, utilizando diversos recursos midiáticos que a tornam apta a otimizar o processo ensino e aprendizagem e que foi validada por especialistas. |
id |
USP-8_7d99b0fd702ad3cd2233de678903ae37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002012000400016 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a EnfermagemExame físicoHipermídiaCuidado pré-natalEducação a distânciaTecnologiaOBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento e validação de uma hipermídia educacional para graduandos e profissionais de enfermagem a respeito da técnica de realização do exame físico no pré-natal. MÉTODOS: Estudo de desenvolvimento, realizado entre junho e outubro de 2010, seguindo as etapas: levantamento do conteúdo, produção das mídias, organização do espaço aluno-tutor, elaboração, disponibilização e validação da hipermídia. RESULTADOS: Foram desenvolvidos hipertextos, hiperlinks, recursos audiovisuais, espaços de comunicação, avaliações e material de apoio. Os sete especialistas em enfermagem consideraram totalmente adequada a coerência da hipermídia para a prática de enfermagem e para a facilitação do processo ensino-aprendizagem. Dos três especialistas em Informática, dois consideraram totalmente adequada a funcionalidade da hipermídia. CONCLUSÃO: Construiu-se construiu uma hipermídia, utilizando diversos recursos midiáticos que a tornam apta a otimizar o processo ensino e aprendizagem e que foi validada por especialistas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400016Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000400016info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Lydia VieiraTeles,Liana Mara RochaLima,Thaís MarquesVieira,Neiva Francenely CunhaBarbosa,Régia Christina MouraPinheiro,Ana Karina BezerraDamasceno,Ana Kelve de Castropor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000400016Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2012-08-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
title |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
spellingShingle |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem Freitas,Lydia Vieira Exame físico Hipermídia Cuidado pré-natal Educação a distância Tecnologia |
title_short |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
title_full |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
title_fullStr |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
title_sort |
Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem |
author |
Freitas,Lydia Vieira |
author_facet |
Freitas,Lydia Vieira Teles,Liana Mara Rocha Lima,Thaís Marques Vieira,Neiva Francenely Cunha Barbosa,Régia Christina Moura Pinheiro,Ana Karina Bezerra Damasceno,Ana Kelve de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Teles,Liana Mara Rocha Lima,Thaís Marques Vieira,Neiva Francenely Cunha Barbosa,Régia Christina Moura Pinheiro,Ana Karina Bezerra Damasceno,Ana Kelve de Castro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Lydia Vieira Teles,Liana Mara Rocha Lima,Thaís Marques Vieira,Neiva Francenely Cunha Barbosa,Régia Christina Moura Pinheiro,Ana Karina Bezerra Damasceno,Ana Kelve de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame físico Hipermídia Cuidado pré-natal Educação a distância Tecnologia |
topic |
Exame físico Hipermídia Cuidado pré-natal Educação a distância Tecnologia |
description |
OBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento e validação de uma hipermídia educacional para graduandos e profissionais de enfermagem a respeito da técnica de realização do exame físico no pré-natal. MÉTODOS: Estudo de desenvolvimento, realizado entre junho e outubro de 2010, seguindo as etapas: levantamento do conteúdo, produção das mídias, organização do espaço aluno-tutor, elaboração, disponibilização e validação da hipermídia. RESULTADOS: Foram desenvolvidos hipertextos, hiperlinks, recursos audiovisuais, espaços de comunicação, avaliações e material de apoio. Os sete especialistas em enfermagem consideraram totalmente adequada a coerência da hipermídia para a prática de enfermagem e para a facilitação do processo ensino-aprendizagem. Dos três especialistas em Informática, dois consideraram totalmente adequada a funcionalidade da hipermídia. CONCLUSÃO: Construiu-se construiu uma hipermídia, utilizando diversos recursos midiáticos que a tornam apta a otimizar o processo ensino e aprendizagem e que foi validada por especialistas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002012000400016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.4 2012 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858265028001792 |