Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Ana Carolina Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marciel, Melquisedeque Morais, Santos, Francisco Samuel Nogueira dos, Nunes, Yara Oliveira, Ribeiro, Isadora Gomes, Martins, Gabrimar Araujo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853
Resumo: O Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287)
id UFC-7_ad7a8e6748df19643eab9066603af616
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55853
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médioEquoterapiaEquideoculturaZootecniaO Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287)Universidade Federal do Ceará2020-12-29T11:11:49Z2020-12-29T11:11:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853Craveiro, Ana Carolina MarquesMarciel, Melquisedeque MoraisSantos, Francisco Samuel Nogueira dosNunes, Yara OliveiraRibeiro, Isadora GomesMartins, Gabrimar Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:17:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:36.955932Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
title Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
spellingShingle Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
Craveiro, Ana Carolina Marques
Equoterapia
Equideocultura
Zootecnia
title_short Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
title_full Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
title_fullStr Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
title_full_unstemmed Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
title_sort Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
author Craveiro, Ana Carolina Marques
author_facet Craveiro, Ana Carolina Marques
Marciel, Melquisedeque Morais
Santos, Francisco Samuel Nogueira dos
Nunes, Yara Oliveira
Ribeiro, Isadora Gomes
Martins, Gabrimar Araujo
author_role author
author2 Marciel, Melquisedeque Morais
Santos, Francisco Samuel Nogueira dos
Nunes, Yara Oliveira
Ribeiro, Isadora Gomes
Martins, Gabrimar Araujo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Ana Carolina Marques
Marciel, Melquisedeque Morais
Santos, Francisco Samuel Nogueira dos
Nunes, Yara Oliveira
Ribeiro, Isadora Gomes
Martins, Gabrimar Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Equoterapia
Equideocultura
Zootecnia
topic Equoterapia
Equideocultura
Zootecnia
description O Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-12-29T11:11:49Z
2020-12-29T11:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853
identifier_str_mv CRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029018846363648