Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853 |
Resumo: | O Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287) |
id |
UFC-7_ad7a8e6748df19643eab9066603af616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/55853 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médioEquoterapiaEquideoculturaZootecniaO Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287)Universidade Federal do Ceará2020-12-29T11:11:49Z2020-12-29T11:11:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853Craveiro, Ana Carolina MarquesMarciel, Melquisedeque MoraisSantos, Francisco Samuel Nogueira dosNunes, Yara OliveiraRibeiro, Isadora GomesMartins, Gabrimar Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:17:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:36.955932Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
title |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
spellingShingle |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio Craveiro, Ana Carolina Marques Equoterapia Equideocultura Zootecnia |
title_short |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
title_full |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
title_fullStr |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
title_sort |
Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio |
author |
Craveiro, Ana Carolina Marques |
author_facet |
Craveiro, Ana Carolina Marques Marciel, Melquisedeque Morais Santos, Francisco Samuel Nogueira dos Nunes, Yara Oliveira Ribeiro, Isadora Gomes Martins, Gabrimar Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Marciel, Melquisedeque Morais Santos, Francisco Samuel Nogueira dos Nunes, Yara Oliveira Ribeiro, Isadora Gomes Martins, Gabrimar Araujo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Craveiro, Ana Carolina Marques Marciel, Melquisedeque Morais Santos, Francisco Samuel Nogueira dos Nunes, Yara Oliveira Ribeiro, Isadora Gomes Martins, Gabrimar Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equoterapia Equideocultura Zootecnia |
topic |
Equoterapia Equideocultura Zootecnia |
description |
O Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceara (UFC) possui em seu projeto pedagógico a disciplina de Equideocultura e a partir dos alunos dessa disciplina foi criado o Grupo de Estudo em Produção de Equídeos (GEPEQ). O grupo conta com ações diversas, como encontros semanais para debate e apresentação de palestra, organização de seminários e workshops, participação em eventos acadêmicos e agropecuários. Dentro desde contexto, o projeto “Equoterapia Contextualizada do Campus para o Ensino Médio” foi criado com o objetivo de inserir nas turmas de alunos do ensino médio o estudo da equideocultura contextualizado, atendendo a uma diretriz do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta consiste em contextualizar o ensino da equoterapia como unidade de ensino da equideocultura nos cursos de ensino médio. O público alvo do projeto são adolescentes entre 14 e 17 anos, que foram submetidos a um ciclo de palestras com programação anual sobre a equideocultura e equoterapia desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e no Centro Equoterápico da Polícia Militar do Ceará. A orientação pedagógica ficou sob a responsabilidade de quatro alunos do curso de zootecnia e três profissionais convidados do programa de equoterapia do RPMon. A turma contou com 15 alunos inscritos, que puderam vivenciar a dinâmica das seções de equoterapia, a interação dos praticantes com animais e a atuação prática da atividade no resultado do tratamento fisioterapêutico dos praticantes, sendo complementado com avaliação escrita. Com as discussões e atividades escritas podemos concluir que o projeto despertou e alavancou o interesse nos alunos em estudar a equideocultura e a importância da equoterapia na reabilitação de diversas deficiências físicas e distúrbios psicológicos, além de treinar os alunos universitários envolvidos na apresentação de palestras e execuções de trabalhos direcionados.(número de cadastro da ação: CP.2016.PJ.0287) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-12-29T11:11:49Z 2020-12-29T11:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853 |
identifier_str_mv |
CRAVEIRO, Ana Carolina Marques; MARCIEL, Melquisedeque Morais; SANTOS, Francisco Samuel Nogueira dos; NUNES, Yara Oliveira; RIBEIRO, Isadora Gomes; MARTINS, Gabrimar Araujo. Equoterapia contextualizada do Campus para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029018846363648 |