Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...] |
id |
UFC-7_adad8e1c1a2ad9d495f6b98ea541c149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48645 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de pazCultura de PazRessocializaçãoInclusão SocioedutativaO objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...]Edições UFC2019-12-17T10:43:29Z2019-12-17T10:43:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176.978-85-7282-602-0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645Ferreira, Maria Edilania Matos FerreiraSilva, Natasha Tuanny LopesLucena, Tácito Saraiva de SousaSampaio, Daniela Dias Furlaniporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T10:43:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48645Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:55.543887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
title |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
spellingShingle |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira Cultura de Paz Ressocialização Inclusão Socioedutativa |
title_short |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
title_full |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
title_fullStr |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
title_full_unstemmed |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
title_sort |
Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz |
author |
Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira |
author_facet |
Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira Silva, Natasha Tuanny Lopes Lucena, Tácito Saraiva de Sousa Sampaio, Daniela Dias Furlani |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Natasha Tuanny Lopes Lucena, Tácito Saraiva de Sousa Sampaio, Daniela Dias Furlani |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira Silva, Natasha Tuanny Lopes Lucena, Tácito Saraiva de Sousa Sampaio, Daniela Dias Furlani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de Paz Ressocialização Inclusão Socioedutativa |
topic |
Cultura de Paz Ressocialização Inclusão Socioedutativa |
description |
O objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-12-17T10:43:29Z 2019-12-17T10:43:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176. 978-85-7282-602-0 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176. 978-85-7282-602-0 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029008268328960 |