Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Natasha Tuanny Lopes, Lucena, Tácito Saraiva de Sousa, Sampaio, Daniela Dias Furlani
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645
Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...]
id UFC-7_adad8e1c1a2ad9d495f6b98ea541c149
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48645
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de pazCultura de PazRessocializaçãoInclusão SocioedutativaO objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...]Edições UFC2019-12-17T10:43:29Z2019-12-17T10:43:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176.978-85-7282-602-0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645Ferreira, Maria Edilania Matos FerreiraSilva, Natasha Tuanny LopesLucena, Tácito Saraiva de SousaSampaio, Daniela Dias Furlaniporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T10:43:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48645Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:55.543887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
title Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
spellingShingle Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira
Cultura de Paz
Ressocialização
Inclusão Socioedutativa
title_short Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
title_full Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
title_fullStr Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
title_full_unstemmed Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
title_sort Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz
author Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira
author_facet Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira
Silva, Natasha Tuanny Lopes
Lucena, Tácito Saraiva de Sousa
Sampaio, Daniela Dias Furlani
author_role author
author2 Silva, Natasha Tuanny Lopes
Lucena, Tácito Saraiva de Sousa
Sampaio, Daniela Dias Furlani
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Edilania Matos Ferreira
Silva, Natasha Tuanny Lopes
Lucena, Tácito Saraiva de Sousa
Sampaio, Daniela Dias Furlani
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de Paz
Ressocialização
Inclusão Socioedutativa
topic Cultura de Paz
Ressocialização
Inclusão Socioedutativa
description O objetivo do presente trabalho consiste na articulação possível entre práticas inclusivas e a escolarização enquanto cumprimento de pena alternativa, bem como os impactos que esta ação pedagógica tem na promoção de uma Cultura de Paz. De acordo com Rocher (1981, p.85), a socialização é um: [...] processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Partindo desse pressuposto, a ressocialização nada mais é do que uma nova tentativa do estado de possibilitar aos sujeitos apenados elementos socioculturais que desempenham um papel-chave no que diz respeito ao entendimento das leis. Tais elementos serão regulados por instituições como escola, trabalho, família. Compreendemos, portanto, que não existe uma causa para a criminalidade, mas fatores que falharam na sua execução e contribuem para isso. Entendemos que investir em projetos que trabalhem na ressocialização desses sujeitos é papel do Estado.[...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-17T10:43:29Z
2019-12-17T10:43:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176.
978-85-7282-602-0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Edilania Matos Ferreira; SILVA, Natasha Tuanny Lopes; LUCENA, Tácito Saraiva de Sousa; SAMPAIO, Daniela Dias Furlani. Escolarização de pessoas em cumprimento de penas alternativas: uma prática inclusiva promotora de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 161-176.
978-85-7282-602-0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029008268328960