México e Brasil: reflexões sobre a utilização do conceito de populismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48787
Resumo: (INTRODUÇÃO) - O presente trabalho surge dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará. A temática em andamento vem sendo analisada desde a graduação, quando eram realizadas as atividades de monitoria da disciplina de História da América II, sendo, portanto, o Programa de Iniciação à Docência (PID) fundamental para a vivência e realização da pesquisa acadêmica. (OBJETIVOS) – Objetiva-se problematizar, a partir de uma perspectiva comparativa, a definição dos governos do presidente mexicano Lázaro Cárdenas (1934-1940) e do presidente Getúlio Vargas (1930-1945) dentro do conceito de populismo, procurando refletir sobre as aproximações e distanciamentos entre eles, além de analisar e compreender o conceito de populismo em sua historicidade. (METODOLOGIA) – O ponto de partida de análise consiste nas políticas voltadas ao petróleo nos dois países. Destarte, por se tratar de uma reflexão baseada na perspectiva da História Comparada, a postura metodológica procura transcender as fronteiras nacionais, a fim de estabelecer conexões entre sociedades contemporâneas, observando possíveis influências entre elas e combatendo as armadilhas das generalizações e do eurocentrismo. (RESULTADO E CONCLUSÃO) – Como trata-se de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, ainda há um longo caminho a percorrer antes da obtenção de resultados e conclusões. A leitura e análise das fontes é um processo gradual e que, concomitantemente à elaboração de hipóteses e articulação com as bases teórico-metodológicas da ciência histórica, permitem a construção do conhecimento. Por hora, levando em consideração a trajetória percorrida na graduação antes de alcançar o ingresso na pós-graduação, conclui-se pela profunda importância dos estudos na área de América Latina, estabelecendo diálogos da nossa contemporaneidade com o passado, buscando compreender as diversas realidades das quais participamos.
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