Mediação docente na perspectiva do desenvolvimento de competências metacognitivas em leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Maria Lucimeyre Rabelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7613
Resumo: Objetiva analisar os aspectos envolvidos na apropriação e efetivação de práticas pedagógicas que potencializem o desenvolvimento de competências metacognitivas em leitura e escrita de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O quadro teórico abrangeu cinco categorias conceituais: Abordagem da Psicogênese da Leitura e Escrita (FERREIRO, 1991; 1999; 2000; TEBEROSKY, 1999; 2006; SOLÉ, 1998; SÁNCHEZ, 1995; 2002), Conceito de metacognição na perspectiva psicogenética (FLAVELL, 1976; 1977; NÖEL, 1991; STENBERG, 1992; VIGOTSKY, 1991; 1993), Mediação (VYGOTSKY, 1991; 1993; FEUERSTEIN, 1980), Prática educativa (ZABALA, 1998; SACRISTÁN, 1995; FREIRE, 1988; 1998), Formação e profissionalização docente (SCHÖN, 1992; ALARCÃO, 1996; PERRENOUD, 1999; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 2001; 2002; NÓVOA, 1995). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a qual consiste em uma ação/intervenção planejada no decorrer da sua realização e pressupõe o envolvimento do pesquisador com os sujeitos pesquisados de modo cooperativo e participativo. O estudo de campo foi desenvolvido no período de abril de 2010 a abril de 2011 e consistiu na implementação de práticas com base na realização de uma formação e acompanhamento pedagógico a duas professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza. Os resultados apontam que a compreensão do conceito de metacognição, o embasamento teórico das professoras sobre a teoria psicogenética, o acompanhamento e a discussão de práticas pedagógicas que desenvolvessem competências metacognitivas foram cruciais na apropriação de novos conhecimentos e na ressignificação e redimensionamento da prática pedagógica. Essa apropriação se dá de forma singular e depende do significado que ela confere para cada sujeito. Enquanto para uma professora os elementos determinantes foram a percepção de que esses conhecimentos trazem benefícios para os alunos e a observação da nossa atuação na realização de atividades, para a outra foram a aquisição de conhecimentos com origem na formação, a autoavaliação e os momentos de reflexão. Concluímos que a apropriação e as transformações das práticas para um ensino metacognitivo ocorrem articulando os novos conhecimentos das professoras com os conhecimentos prévios e com os saberes da prática, exercitando sua autonomia, refletindo acerca das práticas com base em um referencial teórico consistente, respeitando as especificidades do tempo de aprendizagem e elaboração das docentes. A incorporação de aspectos metacognitivos na prática pedagógica das professoras fez nascerem aulas mais dinâmicas e significativas e uma maior autonomia entre as crianças. A experiência desta pesquisa afirma a necessidade de a metacognição ser tomada como proposta da educação, uma vez que é um excelente exercício para diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem, servindo de trampolim tanto para a evolução cognitiva das crianças quanto para a implementação de práticas consistentes que as autorizem a assumirem sua autonomia ante suas aprendizagens.
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