A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nívia Maria Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8981
Resumo: COSTA, Nívia Maria Vieira. A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA. 2014. 118f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
id UFC-7_b10b4e765431578ec031580bafb0c079
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/8981
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of ParáProfessional EducationEducation of Young and AdultsQualificações profissionaisEducação de adultos – Tucuruí(PA)Jovens - Educação - Tucuruí(PA)Ensino profissionalCOSTA, Nívia Maria Vieira. A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA. 2014. 118f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.This thesis deals with the Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of Pará. Which aimed to investigate the contributions of the National Program for Integration of professional Education to basic education in the Mode of Education Youth and Adults in Initial and Continuing Education in Elementary Education - PROEJA FIC for the qualification and school attendance of students IFPA / Tucuruí Campus, as well as the pedagogical action present in these course offerings. As a methodological approach we chose a qualitative research and as a tool for data collection in locus elected observation, reflective interviews and focus groups. As a theory of data analysis works with dialectical historical materialism. The survey results show us that vocational training was the determining factor for the presence of students in courses PROEJA FIC factor, but what ensured the permanence of the students was the understanding of school attendance. We also verified the need for ongoing supply of new classes of PROEJA FIC in the state of Pará since that binding of integrated professional education to primary education has brought positive results overall. Understand the end of the survey that only the certificate Technical Assistant guaranteed by PROEJA FIC was not enough for the insertion in the local labor market, but from that initial training was recognition of the need for integrated technical certification to high school.Esta tese trata da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Estado do Pará. Teve como objetivo investigar quais as contribuições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificação profissional e elevação da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus Tucuruí, bem como a atuação docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodológico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informações, foi eleita a observação in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de análise dos resultados, elegemos o materialismo histórico dialético. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitação profissional foi o fator determinante para a presença dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanência dos alunos foi a compreensão da elevação da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do Pará, uma vez que essa vinculação da educação profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar Técnico garantido pelo PROEJA FIC não foi suficiente para a inserção no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitação inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificação técnica integrada ao ensino médio.www.teses.ufc.brFurtado, Eliane Dayse PontesCosta, Nívia Maria Vieira2014-09-02T13:04:23Z2014-09-02T13:04:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCosta, N. M. V.; Furtado, E. D. P. (2014)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8981porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T14:00:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8981Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:30.096514Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of Pará
title A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
spellingShingle A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
Costa, Nívia Maria Vieira
Professional Education
Education of Young and Adults
Qualificações profissionais
Educação de adultos – Tucuruí(PA)
Jovens - Educação - Tucuruí(PA)
Ensino profissional
title_short A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
title_full A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
title_fullStr A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
title_full_unstemmed A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
title_sort A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
author Costa, Nívia Maria Vieira
author_facet Costa, Nívia Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Eliane Dayse Pontes
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nívia Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Professional Education
Education of Young and Adults
Qualificações profissionais
Educação de adultos – Tucuruí(PA)
Jovens - Educação - Tucuruí(PA)
Ensino profissional
topic Professional Education
Education of Young and Adults
Qualificações profissionais
Educação de adultos – Tucuruí(PA)
Jovens - Educação - Tucuruí(PA)
Ensino profissional
description COSTA, Nívia Maria Vieira. A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA. 2014. 118f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02T13:04:23Z
2014-09-02T13:04:23Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, N. M. V.; Furtado, E. D. P. (2014)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8981
identifier_str_mv Costa, N. M. V.; Furtado, E. D. P. (2014)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028901901828096