A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nivia Maria Vieira Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12406
Resumo: Esta tese trata da EducaÃÃo de Jovens e Adultos integrada à EducaÃÃo Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no Estado do ParÃ. Teve como objetivo investigar quais as contribuiÃÃes do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos, na FormaÃÃo Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificaÃÃo profissional e elevaÃÃo da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus TucuruÃ, bem como a atuaÃÃo docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodolÃgico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informaÃÃes, foi eleita a observaÃÃo in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de anÃlise dos resultados, elegemos o materialismo histÃrico dialÃtico. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitaÃÃo profissional foi o fator determinante para a presenÃa dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanÃncia dos alunos foi a compreensÃo da elevaÃÃo da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do ParÃ, uma vez que essa vinculaÃÃo da educaÃÃo profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar TÃcnico garantido pelo PROEJA FIC nÃo foi suficiente para a inserÃÃo no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitaÃÃo inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificaÃÃo tÃcnica integrada ao ensino mÃdio.
id UFC_1471333452da5ce83bfbc21df229da72
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7649
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PAEducation Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of ParÃ2014-02-17Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Jeannette Filomeno Pouchain Ramos54457130320http://lattes.cnpq.br/6957831782058108 Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 65279565253http://lattes.cnpq.br/1036524729265967Nivia Maria Vieira CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR PROEJA FIC EducaÃÃo Profissional EducaÃÃo de Jovens e Adultos EscolarizaÃÃo QualificaÃÃo ProfissionalPROEJA FIC Professional Education Education of Young and Adults Schooling Professional Qualification EDUCACAOEsta tese trata da EducaÃÃo de Jovens e Adultos integrada à EducaÃÃo Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no Estado do ParÃ. Teve como objetivo investigar quais as contribuiÃÃes do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos, na FormaÃÃo Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificaÃÃo profissional e elevaÃÃo da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus TucuruÃ, bem como a atuaÃÃo docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodolÃgico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informaÃÃes, foi eleita a observaÃÃo in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de anÃlise dos resultados, elegemos o materialismo histÃrico dialÃtico. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitaÃÃo profissional foi o fator determinante para a presenÃa dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanÃncia dos alunos foi a compreensÃo da elevaÃÃo da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do ParÃ, uma vez que essa vinculaÃÃo da educaÃÃo profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar TÃcnico garantido pelo PROEJA FIC nÃo foi suficiente para a inserÃÃo no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitaÃÃo inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificaÃÃo tÃcnica integrada ao ensino mÃdio. This thesis deals with the Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of ParÃ. Which aimed to investigate the contributions of the National Program for Integration of professional Education to basic education in the Mode of Education Youth and Adults in Initial and Continuing Education in Elementary Education - PROEJA FIC for the qualification and school attendance of students IFPA / Tucuruà Campus, as well as the pedagogical action present in these course offerings. As a methodological approach we chose a qualitative research and as a tool for data collection in locus elected observation, reflective interviews and focus groups. As a theory of data analysis works with dialectical historical materialism. The survey results show us that vocational training was the determining factor for the presence of students in courses PROEJA FIC factor, but what ensured the permanence of the students was the understanding of school attendance. We also verified the need for ongoing supply of new classes of PROEJA FIC in the state of Parà since that binding of integrated professional education to primary education has brought positive results overall. Understand the end of the survey that only the certificate Technical Assistant guaranteed by PROEJA FIC was not enough for the insertion in the local labor market, but from that initial training was recognition of the need for integrated technical certification to high school. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12406application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:32Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of ParÃ
title A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
spellingShingle A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
Nivia Maria Vieira Costa
PROEJA FIC
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EscolarizaÃÃo
QualificaÃÃo Profissional
PROEJA FIC
Professional Education
Education of Young and Adults
Schooling
Professional Qualification
EDUCACAO
title_short A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
title_full A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
title_fullStr A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
title_full_unstemmed A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
title_sort A qualificaÃÃo profissional e a elevaÃÃo da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em TucuruÃ-PA
author Nivia Maria Vieira Costa
author_facet Nivia Maria Vieira Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 49264222391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Maria Gadelha de Carvalho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13568760304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv KÃtia Regina Rodrigues Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23088460382
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 54457130320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6957831782058108
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 65279565253
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1036524729265967
dc.contributor.author.fl_str_mv Nivia Maria Vieira Costa
contributor_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
Sandra Maria Gadelha de Carvalho
KÃtia Regina Rodrigues Lima
Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
Cassandra Ribeiro Joye
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA FIC
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EscolarizaÃÃo
QualificaÃÃo Profissional
topic PROEJA FIC
EducaÃÃo Profissional
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EscolarizaÃÃo
QualificaÃÃo Profissional
PROEJA FIC
Professional Education
Education of Young and Adults
Schooling
Professional Qualification
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv PROEJA FIC
Professional Education
Education of Young and Adults
Schooling
Professional Qualification
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese trata da EducaÃÃo de Jovens e Adultos integrada à EducaÃÃo Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no Estado do ParÃ. Teve como objetivo investigar quais as contribuiÃÃes do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos, na FormaÃÃo Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificaÃÃo profissional e elevaÃÃo da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus TucuruÃ, bem como a atuaÃÃo docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodolÃgico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informaÃÃes, foi eleita a observaÃÃo in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de anÃlise dos resultados, elegemos o materialismo histÃrico dialÃtico. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitaÃÃo profissional foi o fator determinante para a presenÃa dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanÃncia dos alunos foi a compreensÃo da elevaÃÃo da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do ParÃ, uma vez que essa vinculaÃÃo da educaÃÃo profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar TÃcnico garantido pelo PROEJA FIC nÃo foi suficiente para a inserÃÃo no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitaÃÃo inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificaÃÃo tÃcnica integrada ao ensino mÃdio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis deals with the Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of ParÃ. Which aimed to investigate the contributions of the National Program for Integration of professional Education to basic education in the Mode of Education Youth and Adults in Initial and Continuing Education in Elementary Education - PROEJA FIC for the qualification and school attendance of students IFPA / Tucuruà Campus, as well as the pedagogical action present in these course offerings. As a methodological approach we chose a qualitative research and as a tool for data collection in locus elected observation, reflective interviews and focus groups. As a theory of data analysis works with dialectical historical materialism. The survey results show us that vocational training was the determining factor for the presence of students in courses PROEJA FIC factor, but what ensured the permanence of the students was the understanding of school attendance. We also verified the need for ongoing supply of new classes of PROEJA FIC in the state of Parà since that binding of integrated professional education to primary education has brought positive results overall. Understand the end of the survey that only the certificate Technical Assistant guaranteed by PROEJA FIC was not enough for the insertion in the local labor market, but from that initial training was recognition of the need for integrated technical certification to high school.
description Esta tese trata da EducaÃÃo de Jovens e Adultos integrada à EducaÃÃo Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia, no Estado do ParÃ. Teve como objetivo investigar quais as contribuiÃÃes do Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica, na modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos, na FormaÃÃo Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificaÃÃo profissional e elevaÃÃo da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus TucuruÃ, bem como a atuaÃÃo docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodolÃgico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informaÃÃes, foi eleita a observaÃÃo in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de anÃlise dos resultados, elegemos o materialismo histÃrico dialÃtico. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitaÃÃo profissional foi o fator determinante para a presenÃa dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanÃncia dos alunos foi a compreensÃo da elevaÃÃo da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do ParÃ, uma vez que essa vinculaÃÃo da educaÃÃo profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar TÃcnico garantido pelo PROEJA FIC nÃo foi suficiente para a inserÃÃo no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitaÃÃo inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificaÃÃo tÃcnica integrada ao ensino mÃdio.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12406
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191705059328