O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alcilane Mota Saavedra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barreto, Kátia Maria Ferreira, Santiago, Larisse Barreira de Macêdo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000rvgw
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44142
Resumo: O presente capítulo aborda a prática de tutoria do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares [www.conselhoescolar.virtual.ufc.br], fases 1 e 2 do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Descreve o desenvolvimento do curso em relação à escolha dos tutores, elaboração e utilização de materiais didáticos, possibilidades e limites dos tutores para o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a democratização do ensino público. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que procura contribuir para a refl exão crítica sobre o papel do tutor e de sua prática no âmbito de cursos de formação em conselhos escolares.
id UFC-7_b203aec5d2c3d38ed3ee13a11d8594af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44142
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e IIAdministração EscolarConselho EscolarTutoria a DistânciaFormação ContinuadaO presente capítulo aborda a prática de tutoria do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares [www.conselhoescolar.virtual.ufc.br], fases 1 e 2 do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Descreve o desenvolvimento do curso em relação à escolha dos tutores, elaboração e utilização de materiais didáticos, possibilidades e limites dos tutores para o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a democratização do ensino público. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que procura contribuir para a refl exão crítica sobre o papel do tutor e de sua prática no âmbito de cursos de formação em conselhos escolares.2019-07-25T15:00:05Z2019-07-25T15:00:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfPINTO, Alcilane Mota Saavedra; BARRETO, Kátia Maria Ferreira; SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo. O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SOARES, Swamy de Paula Lima; MARTINS, Cibelle Amorim; AGUIAR, Cefisa Maria Sabino (org.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p.193-210.978-85-7282-563-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44142ark:/83112/001300000rvgwPinto, Alcilane Mota SaavedraBarreto, Kátia Maria FerreiraSantiago, Larisse Barreira de Macêdoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T14:43:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44142Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:39.141283Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
title O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
spellingShingle O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
Pinto, Alcilane Mota Saavedra
Administração Escolar
Conselho Escolar
Tutoria a Distância
Formação Continuada
title_short O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
title_full O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
title_fullStr O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
title_full_unstemmed O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
title_sort O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II
author Pinto, Alcilane Mota Saavedra
author_facet Pinto, Alcilane Mota Saavedra
Barreto, Kátia Maria Ferreira
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo
author_role author
author2 Barreto, Kátia Maria Ferreira
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Alcilane Mota Saavedra
Barreto, Kátia Maria Ferreira
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Escolar
Conselho Escolar
Tutoria a Distância
Formação Continuada
topic Administração Escolar
Conselho Escolar
Tutoria a Distância
Formação Continuada
description O presente capítulo aborda a prática de tutoria do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares [www.conselhoescolar.virtual.ufc.br], fases 1 e 2 do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Descreve o desenvolvimento do curso em relação à escolha dos tutores, elaboração e utilização de materiais didáticos, possibilidades e limites dos tutores para o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a democratização do ensino público. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que procura contribuir para a refl exão crítica sobre o papel do tutor e de sua prática no âmbito de cursos de formação em conselhos escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-07-25T15:00:05Z
2019-07-25T15:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Alcilane Mota Saavedra; BARRETO, Kátia Maria Ferreira; SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo. O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SOARES, Swamy de Paula Lima; MARTINS, Cibelle Amorim; AGUIAR, Cefisa Maria Sabino (org.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p.193-210.
978-85-7282-563-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44142
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000rvgw
identifier_str_mv PINTO, Alcilane Mota Saavedra; BARRETO, Kátia Maria Ferreira; SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo. O curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares do Instituto UFC virtual na Universidade Federal do Ceará (UFC): uma experiência docente de tutoria nas fases I e II. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; SOARES, Swamy de Paula Lima; MARTINS, Cibelle Amorim; AGUIAR, Cefisa Maria Sabino (org.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p.193-210.
978-85-7282-563-4
ark:/83112/001300000rvgw
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373826650570752