A precarização do trabalho docente e os motivos do adoecimento do professor da educação básica: uma visão crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29053 |
Resumo: | A presente monografia teve como objetivo discorrer sobre os motivos e causar que induzem os professores do ensino básico a adoecerem no exercício da função, entendendo a desmotivação e o adoecimento dos mesmos em seu ambiente de trabalho. Buscou-se assim, analisar as principais doenças que acometem os professores no contexto da crise estrutural do capital e precarização do docente. Para darmos conta dessa problemática, realizamos uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfica em que fundamentou-se principalmente nos estudos de: Alves (2010), Costa (1995), Carlotto (2002), Enguita (1989), Moura (1997), Mészáros (1998) e Pimentel (2010) para contextualizar o trabalho docente em meio a crise estrutural do capital. Para fundamentarmos a precarização, o sofrimento e adoecimento recorremos aos textos dos autores: Esteve (1994), Fleury & Macêdo (2012), Garcia & Coutinho (2004), Freire (1996). Realizamos ainda, um estudo de campo, composto por relatos dos seis professores que buscam atendimento na perícia médica do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), aliados ainda, a realização de entrevistas com dois médicos que assumem a função de perítos desse Instituto e que acompanham os referidos professores em tratamento. Nesse viés investigativo a pesquisa aponta que a realidade social e econômica em que vivem os docentes desencadeia o mal estar, a síndrome de burnout e consequentemente resultam no afastamento de suas funções por longos períodos, desdobramento da lógica expansionista do capital. Por fim, consideramos que as exigências propostas pelo capitalismo na contemporaneidade estão diretamente ligadas |
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