MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726 |
Resumo: | A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras. |
id |
UFMG-23_864b6cb6ee6e61fb63fb45a3278e8160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8726 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachersAtividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout.370A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras. Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 65-822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726/6231Andrade, Lucas Veras deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8726Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:17Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
title |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
spellingShingle |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers Andrade, Lucas Veras de Atividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout. 370 |
title_short |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
title_full |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
title_fullStr |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
title_full_unstemmed |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
title_sort |
MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers |
author |
Andrade, Lucas Veras de |
author_facet |
Andrade, Lucas Veras de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Lucas Veras de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout. 370 |
topic |
Atividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout. 370 |
description |
A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726/6231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 65-82 Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 65-82 Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 65-82 Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 65-82 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511399280640 |