MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lucas Veras de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726
Resumo: A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras.
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spelling MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL / Malaise and teaching activities: a study of infant education teachersAtividade Docente. Mal-Estar Docente. Síndrome de Burnout.370A proposta do trabalho é discutir o fenômeno do mal-estar docente. Objetivou-se verificar esse fenômeno em uma escola de educação infantil da rede municipal de Teresina (PI), apontar suas causas e consequências para as professoras analisadas, assim como para o centro de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, do mal-estar na docência e, por fim, da síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a quatro professoras, sendo aplicado um questionário semiestruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação à docência, fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar inerentes às condições em que se exerce a docência, bem como consequências que incidem tanto sobre a prática docente como também sobre a saúde das professoras, como cansaço físico, mental, irritabilidade, entre outras. Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; Vol. 21 No 1 (2012); 65-82Trabalho & Educação; v. 21 n. 1 (2012); 65-822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726/6231Andrade, Lucas Veras deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8726Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:17Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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